
Olivia Rodrigo
Facebook Olivia Rodrigo
Quem é Olivia Rodrigo, a primeira grande sensação de 2021?
19.01.2021 às 14h16
Tem 17 anos e está a tomar de assalto os topes de Inglaterra, Estados Unidos e Austrália com 'Drivers License', uma canção sobre ser trocada por uma mulher “muito mais velha”. Chama-se Olivia Rodrigo, é norte-americana de origem filipina, e chegou com estrondo, também a Portugal
Chama-se 'Drivers Licence' e é, provavelmente, o primeiro grande êxito de 2021. A sua autora? Olivia Isabel Rodrigo, uma jovem de 17 anos, que se deu a conhecer como atriz, em várias produções da Disney, e agora se aventura no mundo da música - com estrondo.
Na verdade, Olivia já deu que falar em 2020, com a canção 'All I Want'. Porém, como a mesma integra a banda-sonora de "High School Musical", considera-se que 'Drivers Licence' é a sua estreia oficial. E não podia ser mais auspiciosa: lançado a 8 de janeiro, o single bateu por duas vezes o recorde do Spotify para canção mais ouvida naquela plataforma, num só dia; a 11 de janeiro, 'Drivers Licence' foi escutada quase 16 milhões de vezes no serviço de streaming sueco e no dia seguinte ultrapassava foram 17 milhões os plays. A 19 de janeiro, acumula mais de 125 milhões de escutas, só no Spotify.
Nos Estados Unidos, a canção estreou-se no número 1 do top de singles e já é disco de ouro. Em Portugal, instalou-se também na liderança das tabelas do Spotify, Apple Music e iTunes.
Qual o segredo, afinal, de 'Drivers Licence'? Trata-se de uma balada melancólica tocada ao piano, que reflete o desgosto de Olivia Rodrigo após o final de uma relação amorosa com alguém que a incentivara a tirar a carta de condução, mas que entretanto a trocou por uma mulher "loura, muito mais velha" que a adolescente. A narradora passa agora pela casa do antigo namorado, já ao volante, e pensa nas mentiras que o ex-companheiro lhe contou e nas saudades que ainda sente dele.
O estilo confessional recorda o de Taylor Swift, que é, a par de Lorde, a maior referência de Olivia Rodrigo. A filha de pai filipino considera-se mesmo "a maior swiftie [fã de Taylor Swift] do mundo" e ficou em lágrimas ao saber que 'Drivers Licence' chegara ao terceiro lugar do top norte-americano, atrás de duas canções da sua heroína. Mais emocionada ainda se mostrou quando a própria Taylor Swift comentou esse seu post no Instagram, escrevendo (e citando a sua própria mãe): "És a minha bebé e estou muito orgulhosa de ti!".
Tal como as canções de Taylor Swift, sobretudo numa fase inicial da sua carreira, deram azo a especulações sobre a sua vida amorosa, também Olivia Rodrigo pôs os fãs a pensar que 'Drivers Licence' é uma indireta bastante explícita a Joshua Bassett, seu namorado em "High School Musical: The Musical: The Series", com quem também terá namorado fora dos ecrãs e que entretanto foi visto com Sabrina Carpenter. A cantora e atriz de 21 anos corresponde à descrição de "mulher loura muito mais velha" da canção que bate recordes neste começo de ano.




Em Inglaterra, 'Drivers Licence' já ultrapassou os impressionantes números de 'Shape of You', de Ed Sheeran, canção que em 2017 fora ouvida 2 milhões e 274 mil vezes no espaço de 24 horas (Olivia Rodrigo chegou aos 2 milhões e 2407 mil plays).
Tendo tido aulas de canto e de representação desde os 6 anos, Olivia Rodrigo, que nasceu a 20 de fevereiro de 2003 em Temecula, na Califórnia, parece pronta para enfrentar o sucesso. Com três milhões e meio de seguidores na redes sociaial TikTok, encontra-se no meio de uma "tempestade perfeita" para atingir o estrelato, disse Becky Bass, do Spotify, à Bilboard. "Na música dela há fãs que ouvem Lorde, outros ouvem Taylor Swift, outros Kesha. E a maior parte do mundo identifica-se com uma separação amorosa. Se se aperfeiçoar o drama e se tiver uma base de fãs muito ativa, conseguimos este efeito de bola de neve".