
Facebook JCP
Festa do Avante anuncia novas regras: uso de máscara obrigatório e só há eventos ao ar livre
13.08.2020 às 17h47
O PCP anunciou as novas regras para a Festa do Avante, não divulgando, no entanto, qual o limite máximo da lotação
O PCP anunciou, através do site do jornal Avante!, as novas regras de segurança e higiene da Festa do Avante, que regressa à Quinta da Atalaia, no Seixal, entre os dias 4 e 6 de setembro. Sem confirmar qual será a lotação máxima do evento, o partido revela que, no contexto da pandemia de covid-19, o uso de máscara de proteção será obrigatório e que só decorrerão eventos ao ar livre.
Sobre a utilização de máscara, pode ler-se: "aos visitantes é recomendado que levem máscaras, porque o seu uso será obrigatório no acesso a espaços e a todos os serviços de atendimento". O acampamento exterior "continuará a existir com lotação limitada", embora não seja divulgado o número máximo de pessoas permitido.
No que diz respeito aos espaços de espetáculos, que receberão atuações de Xutos & Pontapés, Dino D'Santiago, Camané & Mário Laginha, Capicua, Lena d'Água, Dead Combo e Mão Morta, entre muitos outros, a Festa do Avante contará com "três palcos centrais" e serão todos ao ar livre: "o palco 25 de abril cresceu 6 mil m2, o auditório 1º de Maio deixou de ter cobertura passando a ter 5 mil m2 ao ar livre. O terceiro palco será o Palco Paz que aglutinará a programação de outros palcos".
Também os espaços Avanteatro, Cineavante, Festa do Livro, que estava localizada numa tenda, Espaço Ciência e Espaço Criança decorrem ao ar livre "e com área de plateia consideravelmente maior", tendo "delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos".
Como forma de evitar aglomerações junto das entradas, as portas abrirão mais cedo (pelas 16h), haverá mais espaço disponível no recinto (mais 10 mil m2) para facilitar a circulação e será criada a figura de "assistente de plateia", que facilitará o encaminhamento para a ocupação dos lugares e ajudará no respeito pelas regras.
As instalações sanitárias serão "de grandes dimensões", havendo uma exclusiva para crianças, e terão equipas de limpeza permanentes, que procederão à "limpeza e desinfeção mais frequente e mais profunda".
O número de bares e restaurantes será reduzido, mas as esplanadas serão alargadas, "com distanciamento assegurado entre mesas e cadeiras" - sendo também garantidas equipas de limpeza e desinfeção permanentes. O pagamento digital com cartão e formas de pagamento "contactless" serão privilegiadas, existindo apenas dois pontos de Multibanco no recinto.
Relacionados
-
"Avante!" sem "excepções", escolas abrem se tudo continuar igual e os repúdios às ameaças. O que vai acontecer nos próximos 15 dias
As conversas com o PCP ainda decorrem, mas o Governo põe-se a salvo e diz que a Constituição o impede de "proibir atividades políticas". O plano para a reabertura do ano escolar não se altera
-
PCP acusa Rio de má-fé e desonestidade por causa de comentário sobre Festa do Avante!
O PCP acusou esta quinta-feira o presidente do PSD de desonestidade política, em reação a um comentário de Rui Rio sobre a lotação da Festa do Avante!, comparando-a à de um estádio de futebol e pedindo "coerência"
-
CDS acusa Governo de “empurrar com a barriga e fechar os olhos” à Festa do Avante!
Telmo Correia considerou que a Festa do Avante! “não é só um festival político com mais de cinco mil pessoas” mas também “a maior máquina financiadora e branqueadora” do PCP
-
Governo não pode proibir Festa do Avante. “Nenhuma realização ou atividade política depende de uma autorização do Governo”
A ministra de Estado e da Presidência sublinhou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas solicitou um plano de contingência à organização do evento
-
PCP: "Os ataques à festa do Avante vêm desde a edição de 1976, então com recurso à bomba"
Partido Comunista Português refuta acusações de teimosia e irresponsabilidade e apresenta os seus argumentos num documento intitulado "Porque realizamos a Festa do Avante"
-
Juventude Comunista Portuguesa ensina a dançar a 'Carvalhesa' na Festa do Avante “com segurança e muita alegria”
Órgão dedicado à juventude do Partido Comunista Português partilhou um vídeo onde exemplifica como dançar a 'Carvalhesa', canção há muito associada aos eventos do partido. PCP reitera que a Festa do Avante se realizará em setembro, “com a responsabilidade que lhe é reconhecida”
-
Festa do Avante anuncia medidas de segurança adicionais para a edição deste ano
No suplemento do Jornal do Avante dedicado à Festa do Avante, enuncia-se uma série de medidas destinadas a "viver a vida em pleno sem descurar a proteção da saúde"