Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Vídeos

Pedro Mafama: “Quando estudei artes plásticas, substituía trajes de folclore vermelhos por fatos de treino do Benfica” [VÍDEO]

“Na faculdade, comecei logo a querer revisitar, homenagear e dar cacetadas na cultura portuguesa”, afirma Pedro Mafama, autor do marcante álbum de estreia “Por Este Rio Abaixo”, em entrevista à BLITZ

Rita Carmo

Rita Carmo

Fotojornalista

Pedro Mafama, que acaba de editar o seu álbum de estreia, "Por Este Rio Abaixo", recordou, em entrevista à BLITZ, os tempos de faculdade, onde estudou artes plásticas e onde entrou pela primeira vez em contacto com o trabalho do etnomusicólogo Michel Giacometti.

"Quando cheguei à faculdade, comecei logo a querer reinterpretar padrões tradicionais portugueses, substituindo as figuras folclóricas por figuras da minha Lisboa", diz o músico, "substituía fatos de folclore vermelhos por fatos de treino do Benfica, etc. Comecei logo a querer revisitar, homenagear e dar cacetadas na cultura portuguesa".

Giacometti, que morreu em Portugal em 1990, desenvolveu um extenso trabalho ligado à música tradicional portuguesa. Algumas das suas recolhas surgem sampladas em "Por Este Rio Abaixo". "Indiretamente, está omnipresente no disco todo. É uma fonte inesgotável de pesquisa", diz Mafama. Veja o vídeo no topo da página.