Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Vídeos

Fado Bicha: “Um concerto nosso é um espaço de comunhão e libertação de uma comunidade que não tem apoio em casa nem na rua” [VÍDEO]

Dupla lisboeta atua esta quinta-feira no MusicBox e falou com a BLITZ sobre o que o público pode esperar de um concerto de Fado Bicha

Rita Carmo

Rita Carmo

Fotojornalista

Tiago Lila e João Caçador, dupla que assina a sua música como Fado Bicha, explicaram em entrevista à BLITZ aquilo que o público pode esperar de um espetáculo seu. "Um concerto nosso é um espaço de comunhão e libertação de uma comunidade que sentiu que em casa não tinha esse apoio", diz Caçador, guitarrista e instrumentista da dupla, acrescentando que a comunidade LGBT não sente igualmente "esse conforto" fora de casa, seja na escola, no médico, nos transportes públicos ou outros espaços públicos. Veja o vídeo no topo da página.

A dupla falou também sobre a dificuldade que teve em integrar-se no "mundo do fado", tendo percebido cedo que "não cabia por inteiro no fado": "o Fado Bicha é um exercício muito pessoal, interno, de expressão de género e de identidade" (siga o link para ver o vídeo).

Os Fado Bicha sobem ao palco do MusicBox, em Lisboa, na próxima quinta-feira (30 de maio), atuando no dia seguinte no Festival Política, em Évora. Em junho, tem concertos marcados no Festival À Porta em Leiria (dia 16) e no Maus Hábitos no Porto (dia 26) e em julho atua na Casa do Largo em Setúbal (dia 6) e no Festival Noites Na Nora em Serpa (dia 13).

A BLITZ agradece ao Alfaiataria Bar pela cedência do espaço para a realização da entrevista com os Fado Bicha.