Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Vídeos

O que é o Fado Bicha? A resposta da dupla que não cabia “por inteiro” no fado e encontrou uma forma de contornar as regras [VÍDEO]

Ao fim de dois anos, chegou a altura de tornar o Fado Bicha um caso sério. A dupla que se estreou com 'O Namorico do André' explica como surge o seu fado “subversivo”

Rita Carmo

Rita Carmo

Fotojornalista

Tiago Lila, que responde pelo nome artístico de Lila Fadista, e João Caçador completaram recentemente o segundo aniversário de Fado Bicha, que se estreou com o single 'O Namorico do André' no mês passado mas já conta com mais de uma centena de atuações no currículo. Em conversa com a BLITZ, a dupla falou sobre a dificuldade que teve em integrar-se no "mundo do fado" e do ativismo que está colado à pele do projeto.

"Estudei música, tirei o curso superior em jazz, guitarra elétrica, mas também comecei a tocar e a cantar em casas de fado e percebi, claramente, como o Tiago, que não cabia por inteiro no fado", defende João Caçador, "o Fado Bicha é um exercício muito pessoal, interno, de expressão de género e de identidade". Veja o vídeo no topo da página.

A dupla sobe ao palco do MusicBox, em Lisboa, na próxima quinta-feira (30 de maio), atuando no dia seguinte no Festival Política, em Évora. Em junho, tem concertos marcados no Festival À Porta em Leiria (dia 16) e no Maus Hábitos no Porto (dia 26) e em julho atua na Casa do Largo em Setúbal (dia 6) e no Festival Noites Na Nora em Serpa (dia 13).

A BLITZ agradece ao Alfaiataria Bar pela cedência do espaço para a realização da entrevista com os Fado Bicha.