Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Vídeos

Fred: “Foi muito marcante estar anos a viajar pelo mundo com os Buraka e um ano entre Lisboa e o Rio de Janeiro com a Banda do Mar” [VÍDEO]

Yellow W Van, Buraka Som Sistema, Orelha Negra e Banda do Mar, todos estes projetos têm um elemento em comum: Fred. Em entrevista à BLITZ, o músico, que se estreia agora em nome próprio com “O Amor Encontra-te no Fim", fala sobre experiências marcantes

Rita Carmo

Rita Carmo

Fotojornalista

Fred pode só se estrear em nome próprio agora, com o álbum "O Amor Encontra-te no Fim", mas deixou a sua marca, ao longo do tempo, em bandas como Yellow W Van, Buraka Som Sistema, Orelha Negra ou, mais recentemente, Banda do Mar. Sobre estas experiências que diz terem definido o seu "futuro" que hoje é presente, o músico confessa: "para mim, foi profundamente marcante estar anos seguidos a viajar com os Buraka Som Sistema pelo mundo todo, como foi profundamente marcante estar um ano entre Lisboa e o Rio de Janeiro com a Banda do Mar". Veja o vídeo no topo da página.

Também em conversa com a BLITZ, Fred falou de 'Geshe', o tema que dedica a Zé Pedro, falecido guitarrista dos Xutos & Pontapés, e explicou que este primeiro álbum foi uma conversa consigo próprio (siga o link). Filho de Kalú, baterista dos Xutos, o músico disse ainda que tem "muito orgulho dele e em ser filho dele e de pertencer a uma família tão bonita quanto os Xutos" (siga o link) e defendeu que não é fácil explicar "O Amor Encontra-te no Fim": "É muito diferente falar de um disco dos Orelha Negra ou falar sobre um disco meu. Estou mais exposto e é um tema mais ou menos sensível" (siga o link para ver o vídeo).

"O Amor Encontra-te no Fim", que já está disponível digitalmente e chega às lojas físicas na próxima sexta-feira, inclui colaborações com Carlão, Francis Dale, Amaura e Marcelo Camelo, que empresta a sua voz a 'Boo', canção escolhida como primeiro single. O álbum será apresentado ao vivo em Lisboa, no Lux, no dia 16 de maio (início marcado para as 23h00) e os bilhetes, à venda nos locais habituais, custam €12,00 e €20,00 (ingresso + álbum).