Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

ORNATOS VIOLETA NA CAPA DA BLITZ 76, JÁ NAS BANCAS

Banda portuguesa, que em outubro toca nos coliseus, entrevistada e fotografada para a BLITZ. Ainda neste número: entrevistas com Jack White, The Kills, Alanis Morissette, Kasabian e Joss Stone. Álbum de fotos dos festivais de verão e diário de bordo de DJ Ride na BLITZ 76, nas bancas a 28 de setembro.

Os Ornatos Violeta, banda que este ano se juntou para dar uma série de concertos, estão na capa da BLITZ de outubro, nas bancas a 28 de setembro.

Tal como adivinhado por alguns leitores, são os Ornatos Violeta na capa da BLITZ 76 Uma década depois do fim, os Ornatos Violeta voltaram a juntar-se para um concerto em Paredes de Coura e sete coliseus - em Lisboa, no Porto e nos Açores. À porta dos espetáculos de outubro, a BLITZ foi até à Invicta falar com Manel Cruz, Peixe, Nuno Prata, Elísio Donas e Kinörm sobre a história nunca contada dos homens de Cão! e O Monstro Precisa de Amigos. Veja as fotos exclusivas, imagens de arquivo inéditas e leia, ainda, a história dos Ornatos Violeta narrada por quem os conheceu melhor. 

Na sala de ensaios, os Ornatos levaram a BLITZ por uma viagem ao passado mais remoto e insólito...

A história ao vivo dos Ornatos é documentada pelos próprios e pelos que os acompanharam Companheiros de profissão, amigos recentes e de sempre, familiares dos músicos e membros da equipa que acompanhava a banda e voltou a acompanhá-la no regresso aos palcos, em Paredes de Coura: uma dúzia de notáveis e anónimos, entre os quais Manuela Azevedo (Clã), Mário Barreiros (produtor dos dois discos) ou Henrique Amaro (da Antena 3) juntaram-se para contar a Lia Pereira porque é que os Ornatos Violeta são, mais do que uma banda, um caso muito especial de alquimia. A solo, mas com o legado dos seus vários projetos na manga, Jack White deu no final de agosto um dos concertos mais arrebatadores do ano e, antes de subir ao palco, encontrou tempo para falar com Mário Rui Vieira e posar para a câmara de Rita Carmo. Eis Jack White, homem dos sete instrumentos e quase tantas bandas, em discurso franco e direto. 

Jack White, um artista em disco, em palco e a posar para a câmara BLITZ Enquanto os Radiohead tocavam no palco principal do Optimus Alive'12, Alison Mosshart, a selvagem vocalista dos Kills, falou com  a BLITZ sobre e destino e a sua paixão por protetores solares, enquanto fazia desenhos numa toalha de papel.

Alison Mosshart, um prodígio de simpatia e espontaneidade, falou connosco em Algés Depois do sucesso dos concertos nos coliseus, Justin Vernon, o homem do leme do projeto Bon Iver, regressa a Portugal ainda este ano, para uma atuação no Campo Pequeno. De que é feito, afinal, o sucesso deste músico tímido e da sua banda? Rui Miguel Abreu explica.

Bon Iver, um dos maiores fenómenos de popularidade dos últimos anos, em análise 15 páginas com as melhores imagens de um verão que já lá vai: concertos e público são as estrelas do álbum de fotografias dos festivais de verão que a BLITZ lhe oferece nesta edição. Para mais tarde recortar?

As melhores imagens de concertos e de público: oh verão, volta para trás Fãs extremosas, paisagens paradisíacas, multidões em êxtase nas primeiras horas da manhã. É essa a vida que DJ Ride nos mostra no seu Diário de Bordo, um retrato contado na primeira pessoa. E a bonança do outono traz um novo álbum...

DJ Ride, uma estrela à portuguesa Fundou as revistas Arena e Smash Hits e foi diretor do New Musical Express, mas foi ao criar a icónica The Face que Nick Logan reservou um capítulo para si na história do design, da fotografia e da escrita na imprensa, apostando em correntes musicais que não chegavam às páginas dos demais jornais e revistas. Célia Pedroso encontrou em Portugal um dos maiores responsáveis pelos anos dourados da imprensa musical britânica. A propósito da reedição integral da obra dos Roxy Music, Rui Miguel Abreu recorda no Retrovisor a história da banda de Bryan Ferry que, um dia, pertenceu também a Brian Eno. Amplificadores de um lado, muito glamour do outro.

Nos P&Rs, páginas dedicadas às entrevistas, falamos este mês com Alanis Morissette, Kasabian (à conversa com a BLITZ nos bastidores de Paredes de Coura, onde tocaram este verão) e Joss Stone. The Irrepressibles e fun. (autores do êxito "We Are Young") estão no Quase Famosos. No Guia, o destaque vai para os discos novos de Cat Power, Dave Matthews Band e Bob Dylan. Falamos-lhe ainda de Bobby Womack, Grizzly Bear, Azealia Banks, Minta & The Brook Trout, Ariel Pink's Haunted Graffiti, DJ Ride, Balla, Bill Fay, Beachwood Sparks, Animal Collective, Rob Zombie, Micachu and the Shapes, Sofa Surfers, David Fonseca, St. Vincent & David Byrne , Passion Pit, The Vaccines Alanis Morissette, entre outros. Nesta edição, poderá ler ainda as colunas dedicadas à world music (Mondo 21, de António Pires), ao metal (Metais Pesados, de José Miguel Rodrigues) e à folk (Psych & Folk, de Luís Peixoto). No Ao Vivo, encontra a reportagem - e fotos "panorâmicas" do concerto de Jack White no Coliseu de Lisboa. A BLITZ de outubro chega às bancas a 28 de setembro e custa 2,90 euros.