Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

BLITZ DE MARÇO HOJE NAS BANCAS

Mão Morta, Pink Floyd, Vampire Weekend, Hot Chip e Guia de concertos, discos e novidades para 2010 em destaque. BLITZ Sexta-feira nas bancas, com CD Enchufada (por mais €4,90) e jornal Optimus/BLITZ.

No ano em que celebram 25 anos de carreira com várias reedições e um novo álbum de originais, os Mão Morta são a figura de capa da BLITZ de Março, a 26 de Fevereiro nas bancas.

BLITZ #45, já nas bancas Um quarto de século de sangue, gritos e rock and roll é obra. Em tempo de festividades, Adolfo Luxúria Canibal desfila memórias: a infância em Vieira do Minho, uma Lisboa "universitária" desoladora mas cheia de sexo, o Rock Rendez Vous onde chorou pela última vez a ver um concerto, dealers marados e as facadas da praxe. E os MÃO MORTA, em todas as partes, nos seus altos e baixos. Rui Miguel Abreu foi até Braga e só apanhou o comboio de regresso quando não ficou nada por contar.

Como adivinhado pelos leitores da BLITZ, é Adolfo Luxúria Canibal quem brilha na capa de Março Quatro miúdos de 20 e tal anos, ar de betinhos, vestidos como se fossem dar uma aula na faculdade. Pormenor: são uma banda e uma das mais populares deste lado do hemisfério. Chris Baio, eloquente baixista dos VAMPIRE WEEKEND, falou com Lia Pereira sobre Paul Simon, Clash e New Order. E sobre as sardinhas assadas de Lisboa.

E porque 2010 ainda é uma criança, a BLITZ oferece-lhe, este mês, um guia da música que vai valer a pena ouvir, ou ver ao vivo, nos próximos meses. Das estreias escaldantes às certezas absolutas, passando por recomendações de "amigo": é aqui que vai saber tudo sobre os concertos em Portugal de XX, Metallica ou Sonic Youth; os discos novos de Delphic, REM ou Scissor Sisters. Ou descobrir por que razão Mumford and Sons, The Drums ou Long Way To Alaska vão dar que falar em 2010. Joaquim Albergaria, ex-Vicious Five, Carminho e Rui Reininho também partilham aquilo que lhes vai na alma (em termos de música, claro).

São escoceses mas não cantam odes à vida no campo. Barbudos e tatuados, os BIFFY CLYRO fazem um rock viril à Foo Fighters, mas gostam mesmo é dos Pearl Jam. Antes de abrir o concerto dos Muse no Pavilhão Atlântico, o trio mais fervoroso do rock britânico explicou a Mário Rui Vieira que a música que fazem é o retrato da guerra dos sexos, da faca e do rolo da massa. Cuidado com eles!

Eles estão a mexer com a música em português: Samuel Úria tem a América à mesma distância de Tondela. Os Diabo na Cruz observam personagens rurais e descobrem o corridinho prog-rock. B Fachada trata o seu amor com carinho, mas não o olha nos olhos. Rui Miguel Abreu reportou, Rita Carmo fotografou. Ao ar livre.

No Retrovisor, os PINK FLOYD são as estrelas. The Wall faz 30 anos. Mas o que é hoje visto como um marco na história do rock foi, na altura, um verdadeiro tormento para os Pink Floyd. Guerra de egos, um membro fundador despedido e readmitido sob contrato, o "fantasma" de Syd Barrett ainda a pairar - nada foi pacífico para a banda inglesa de 1979 a 1981. O disco e os concertos são recordados detalhadamente por Roger Waters, o ideólogo de The Wall, o projecto megalómano que fez desabar os Pink Floyd. David Fricke regista a confissão.

Na BLITZ de Março, nas bancas a 26 de Fevereiro, vai ainda poder ler sobre os primórdios dos RAMONES, na Máquina do Tempo. No DANCE DANCE DANCE, o foco desce sobre os HOT CHIP que, em entrevista à BLITZ, explicam como dar bom nome aos "nerds", e sobre os veteranos da música de dança BOMB THE BASS. Nos P&Rs, Stuart Staples, dos TINDERSTICKS, fala sobre a amiga Lhasa, a relação com Portugal e a vida na França rural; LADY GAGA confessa que não vive sem a fama e Tony Hadley, o cavalheiro à frente dos SPANDAU BALLET, diz à BLITZ que Inglaterra está (quase) perdida - e que no próximo mês de Março vai levar muito romance ao Pavilhão Atlântico. Este mês, Gabriella Cilmi, os PAUS e Adam Green são QUASE FAMOSOS. Saiba ainda tudo sobre a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, "dissecada" no Frente da BLITZ de Março. No GUIA, o destaque vai para o novo disco dos GORILLAZ, as reedições dos Mão Morta e a nova edição de JIMI HENDRIX. Outros discos no Guia BLITZ deste mês: Charlotte Gainsbourg, Spoon, Miss Lava, Jaga Jazzist, Fucked Up, Jacinta, Leona Lewis, These New Puritans, Gil Scott-Heron, Peter Gabriel, Morphine, Francis Mann, Portico Quartet, Nick Cave e Warren Ellis, Neil Young, King Midas Sound, Wolfmother, Ke$ha, One Republic, The Soft Pack, Black Rebel Motorcycle Club, Adrian Crowley, Chris Brown, Josh Rouse, Owen Pallett, Eels, The Knife, Adam Green e Sade. Nos DVDs, os WHITE STRIPES são os heróis, devidamente acompanhados de Blur, Scorpions e Chet Baker. ARCTIC MONKEYS e JOSS STONE são os protagonistas da rubrica Ao Vivo. A BLITZ de Março chega às bancas a 26 de Fevereiro, acompanhada da compilação E-Spam, da editora Enchufada, disponível por mais 4,90 euros,e e do jornal Optimus/BLITZ.