Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Ricardo Carmo

DR

Morreu Ricardo do Carmo, guitarrista dos Café Bagdad e irmão de Xana dos Rádio Macau

Ricardo do Carmo, músico com percurso feito sobretudo nos anos 90, faleceu aos 53 anos

Morreu Ricardo do Carmo, antigo guitarrista dos Café Bagdad e irmão de Xana, vocalista dos Rádio Macau. A notícia é avançada pelo musicólogo e investigador João Carlos Callixto.

Irmão três anos mais novo de Xana (Alexandra do Carmo), integrou os Café Bagdad no início dos anos 90, vindo da banda do guitarrista Alexandre Soares. "Começámos a tocar bastante ao vivo, éramos agenciados. Tocávamos várias vezes no Johnny Guitar, por Lisboa, em Viseu, Lamego, etc.", pode ler-se na entrada da banda no site Discogs, que recupera contextualização fornecida por João Baptista, baixista e fundador do grupo (depois membro dos Belle Chase Hotel), falecido em 2020. A banda não chegou a editar discos, tendo participado em compilações como "Johnny Guitar - Ao Vivo Em 1994 - Vol. 1", do bar Johnny Guitar (1995), e "100%", da rádio Antena 3 (1996).

Com um percurso discográfico praticamente circunscrito à década de 90, Ricardo do Carmo participou ainda como guitarrista e responsável por arranjos no álbum a solo de Xana, "Manual de Sobrevivência", em 1998.