Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Angela Weiss/Getty

Morreu Mick Rock, o homem que fotografou os anos 70 (mas não só)

"Aqueles que tiveram o prazer de existir na sua órbita sabem que o Mick foi mais do que 'O Homem que Fotografou os Anos 70'. Era um poeta da fotografia, uma força da natureza que passava os seus dias a fazer aquilo de que gostava, sempre de forma escandalosa", escreveu a família do britânico que fotografou David Bowie, Iggy Pop ou Syd Barrett

Morreu Mick Rock, conceituado fotógrafo conhecido pelas sessões com músicos lendários como David Bowie, Lou Reed, Queen, Iggy Pop, Ramones, Syd Barrett ou Sex Pistols, entre muitos outros.

Natural de Londres, Inglaterra, Michael David Rock tinha 72 anos e vivia em Nova Iorque, Estados Unidos, com a mulher e a filha.

"É com pesar que comunicamos que o nosso amado renegado psicadélico acaba de fazer a viagem para o outro lado", anunciou a família em comunicado. "Aqueles que tiveram o prazer de existir na sua órbita sabem que o Mick foi sempre mais do que 'O Homem que Fotografou os Anos 70'. Era um poeta da fotografia — uma autêntica força da natureza que passava os seus dias a fazer aquilo de que gostava, sempre à sua maneira, que era deliciosamente escandalosa."

No comunicado, escreve-se ainda que Mick Rock se alimentava do "carisma" das estrelas que fotografava. "As suas intenções eram sempre intensas e a sua concentração total. Fascinado pela imagem, absorvia os seres visuais através da sua lente e mergulhava na sua arte, assim criando algumas das imagens mais magníficas que o rock já viu."

Associado sobretudo ao trabalho que desenvolveu com David Bowie e a capas dos Queen ("Queen II"), Iggy Pop ("The Stooges") ou Lou Reed ("Transformer"), Mick Rock ainda estava no ativo, tendo fotografado, mais recentemente, os Yeah Yeah Yeahs, Snoop Dogg ou Miley Cyrus.

Veja aqui algumas das suas fotografias:

Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram

Em fevereiro de 2008, a edição número 20 da revista BLITZ fez capa com os Queen — e com uma foto de Mick Rock.