Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Reedições de José Afonso abrem guerra entre herdeiros e editora

Há uma disputa entre os herdeiros de José Afonso, responsáveis pelas reedições que estão a chegar ao mercado, e os proprietários dos direitos fonográficos da Movieplay, a editora que até aqui publicou a maioria dos discos do cantor de “Grândola”. O resultado pode ser uma batalha judicial infindável. Ou a chegada ao mercado, em simultâneo, de várias reedições das mesmas obras

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

As reedições da obra de José Afonso, que este ano tiveram início, através da editora Lusitanian Music, podem vir a ser contestadas através de uma ação em tribunal. Quem o diz é Frank Hessing, que trabalhou na editora Movieplay e agora é consultor da empresa de investimento estrangeira que adquiriu o catálogo da mesma: “a família de Zeca Afonso não pode fazer contratos com aquelas gravações pois não lhe pertencem. As gravações são e sempre foram da Movieplay”.

Os álbuns de José Afonso que têm estado a chegar ao mercado, em suporte físico (CD e vinil) e em streaming, com o selo Mais 5, são por isso consideradas ilegais por Hessing, que dirige também uma empresa de consultadoria, a MusiConsult, que tem estado a tentar vender o catálogo da Movieplay, onde se inclui a maioria das gravações de José Afonso.

No passado mês de agosto, foi anunciado que “Cantares do Andarilho”, “Contos Velhos Rumos Novos” e “Traz Outro Amigo Também” seriam reeditados a partir de outubro. Os dois primeiros títulos, anunciados para 1 de outubro e 9 de outubro, respetivamente, encontram-se disponíveis em CD nas lojas FNAC. Quanto a “Traz Outro Amigo Também”, tem data de edição prevista para 26 de novembro. “Temos stocks (e vendas) dos CD nas lojas e as pré-vendas ativas dos vinis que saem a 26 de novembro”, confirmou ao Expresso fonte do departamento de comunicação da FNAC. No Spotify também já é possível encontrar canções de Zeca Afonso que até há poucas semanas não existiam naquela plataforma.

Artigo Exclusivo para assinantes

Aproveite já a campanha Black Friday

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler