Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Getty Images

O melhor guitarrista de todos os tempos para John Frusciante dos Red Hot Chili Peppers

“O que ele fez não pode ser melhorado”, afirma Frusciante, também ele considerado um dos melhores artífices das seis cordas

Considerado por muitos como um dos melhores guitarristas da história do rock, John Frusciante tem ele próprio um ídolo das seis cordas: Jimi Hendrix.

O (novamente) guitarrista dos Red Hot Chili Peppers apontou "Electric Ladyland" como o seu álbum preferido de Hendrix, acrescentando que "a música dele soa-me sempre perfeita".

"Ele está a moldar o som, a tomar conta da música em cada dimensão. A maioria das pessoas pensa em duas dimensões, ele pensa em quatro. Não creio que haja um melhor guitarrista em toda a história. O que ele fez não pode ser melhorado".

Frusciante notou, ainda, "a alma" da música de Hendrix. "Ele cria um lugar onde podes perder-te. Mostra-nos aspetos do som que não sabíamos que lá estavam", explicou.

"Acho que há gente a mover-se nesse sentido, mas não como guitarristas: o Aphex Twin e o Squarepusher estão a continuar o trabalho que ele fez, só que não numa guitarra".