Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Fas aguardando com serenidade os Vampire Weekend, no Coliseu de Lisboa (2019)

Rita Carmo

As melhores cidades do mundo para ver concertos. Lisboa está na lista

Número de salas de concertos e de espetáculos agendados, bem como a quantidade de artistas locais são critérios levados em consideração. Londres e Nova Iorque surgem no topo, mas Lisboa também aparece

Um estudo realizado pelo site britânico de comparação de preços Money revelou quais as melhores cidades do mundo para os amantes de música ao vivo.

Entre os critérios levados em consideração nesta eleição, contam-se o número de salas de espetáculos, de concertos agendados, de grandes festivais e de artistas locais.

Em primeiro lugar ficou Londres, seguida de Nova Iorque, Los Angeles, Chicago (considerada a melhor cidade para grandes festivais) e San Francisco. No top 10 apenas quatro cidades (Londres, em Inglaterra; Toronto, no Canadá; Paris, em França, e Berlim, na Alemanha) não ficam nos Estados Unidos.

Por género musical, Londres foi considerada a melhor cidade para o rock, Las Vegas para o Pop, Nova Orleães para o hip-hop e Miami para a música alternativa. Dublin, capital da República da Irlanda, leva a "medalha de ouro" no que toca à música indie/alternativa.

Quanto a Portugal, surge representado no top 30, mais precisamente em 27º lugar, à frente de Liverpool, Memphis e Kansas City.

Na capital portuguesa foram contabilizadas 48 salas de concertos, 160 concertos agendados, três grandes festivais e 76 artistas da cidade com atividade ao vivo no momento presente.

Pode ver a lista completa aqui.