Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Pedro Mafama

Rita Carmo

Pedro Mafama: “Dantes o objetivo era limpar a história, agora já começas a poder dizer que o fado veio dos escravos africanos em Lisboa”

“Só agora é que estamos a conseguir sair um bocado da prisão da ditadura, que nos impôs uma visão específica sobre nacionalidade”. Pedro Mafama fala, no podcast Posto Emissor, sobre as influências africanas e árabes na cultura portuguesa

Pedro Mafama, o convidado desta semana do podcast Posto Emissor, falou sobre as marcas árabes e africanas na cultura, e especificamente na música, portuguesa, influências que explora no seu primeiro álbum "Por Este Rio Abaixo". "Só agora é que estamos a conseguir sair um bocado da prisão da ditadura, que nos impôs uma visão específica sobre nacionalidade", defende.

"A nossa visão da história está a começar a mudar e só agora começas a poder dizer que, se calhar, o fado veio do lundum [dança e canto de origem africana], dos escravos africanos em Lisboa", acrescenta o músico, "dantes o objetivo era limpar a nossa história, era separar Portugal de África e demonizar os mouros".

Para ouvir a partir dos 9 minutos.