Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Stephen Mallinder e Richard H. Kirk (à direita), fotografados em 1984

Getty

Morreu Richard H. Kirk dos Cabaret Voltaire

Richard H. Kirk era o único membro original dos Cabaret Voltaire, banda que se formou em 1973 em Sheffield, Inglaterra, tendo deixado uma obra apreciada por fãs de música industrial, eletrónica, experimental e pós-punk

Morreu Richard H. Kirk, dos Cabaret Voltaire. O músico inglês, que era o derradeiro membro original da banda, tinha 65 anos. A notícia foi dada pela sua editora, a Mute, que não revelou a causa de morte.

"É com grande tristeza que confirmamos que o nosso grande e querido amigo, Richard H. Kirk, faleceu. O Richard era um enorme génio criativo que passou pela vida e pela sua carreira musical de forma singular e empenhada", pode ler-se no comunicado.

Os Cabaret Voltaire estiveram ativos entre 1973 e 1994; depois de uma ausência de 20 anos, a banda voltou em 2004, com Richard H. Kirk como único membro da banda original, para um concerto num festival em Berlim. Em 2020, o grupo lançou "Shadow of Fear", o seu primeiro álbum em 26 anos.

Os demais membros fundadores dos Cabaret Voltaire, Chris Watson e Stephen Mallinder, abandonaram a banda em 1981 e 1994, respetivamente.

A solo, Richard H. Kirk deixou extensa obra no campo da música eletrónica, tendo sido apelidado pelo site Allmusic como "o homem mais trabalhador do techno".