Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Facebook Verknipt

Mais de 1000 pessoas testaram positivo à covid-19 depois de irem a festival nos Países Baixos que exigia vacina ou teste

Das 20 mil pessoas que assistiram ao festival ao ar livre Verknipt, na cidade neerlandesa de Utrecht, mais de mil testaram posteriormente positivo. O festival decorreu no breve período de levantamento de restrições covid nos Países Baixos e a organização admite que o número “impressionante” de infetados pode aumentar, alegando que será mais seguro exigir um teste feito nas 24 horas anteriores

Mais de 1000 pessoas testaram positivo à Covid-19, após marcarem presença num festival em Utrecht, nos Países Baixos.

O festival Verknipt realizou-se nos passados dias 3 e 4 de julho, ao livre, e contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas.

O Verknipt teve lugar durante o breve levantamento das restrições nos Países Baixos, e não foram observadas quaisquer regras de distanciamento social.

Porém, a entrada era válida apenas para quem provasse estar vacinado ou recuperado, ou para quem tivesse apresentado um teste negativo.

Um porta-voz do festival explicou, em comunicado, que não é possível afirmar que todos estes novos casos de infeção tiveram origem no festival. O número "impressionante" poderá, ainda, aumentar.

A organização aponta ainda falhas no sistema de apresentação de um teste negativo, dizendo que estes poderiam ter sido realizados até 40 horas antes da entrada no festival. De forma a evitar dissabores futuros, propõem agora que os testes sejam feitos até 24 horas antes.

O número de infeções nos Países Baixos disparou ao longo das últimas semanas, após o levantamento das restrições impostas para combater a pandemia. Esta semana, as discotecas e bares noturnos voltaram a encerrar portas, até ao dia 13 de agosto.