Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Ian Broudie, dos Lightning Seeds, e os comediantes Frank Skinner e David Braddiel

Getty Images

A história de 'Three Lions (Football's Coming Home)', a canção de 1996 que voltou a ser o hino da seleção inglesa de futebol

Escrita em 1996, quando Inglaterra acolheu o Campeonato Europeu de Futebol (e no auge da britpop), a canção com 'marca' dos Lightning Seeds continua a animar equipa e adeptos ingleses. “As pessoas passam pela minha janela a cantar 'Football's Coming Home' a altas horas da noite”, afirma Ian Broudie, o seu autor

Com Inglaterra na final do Euro 2020, que disputará domingo contra a Itália, os adeptos britânicos têm encontrado motivo de animação numa canção de 1996 da banda indie pop de Liverpool Lightning Seeds. Formado em 1989, o grupo conhecera sucesso com singles como 'Pure' ou 'The Life of Riley'. Composta e editada há 25 anos, quando Inglaterra recebeu o Europeu de Futebol, 'Three Lions (Football's Coming Home)' continua a ouvir-se nos estádios e nas ruas onde os ingleses torcem pela sua seleção.

À Sky News, Ian Broudie, dos Lightning Seeds, um dos autores da canção, mostra-se muito feliz com a popularidade duradoura de 'Three Lions'. "As pessoas passam pela minha janela, a cantar a canção a altas horas da noite. Faz-me sorrir", diz o músico, que escreveu o tema em 1996, a convite da federação inglesa de futebol. A letra coube aos humoristas Frank Skinner e David Baddiel, apresentadores do programa "Fantasy Football League".

Na altura, Ian Broudie recusou a sugestão da federação inglesa de futebol, que queria que a canção fosse cantada por futebolistas. O músico preferiu que aquele que se viria a tornar um hino dos adeptos ingleses refletisse a experiência do adepto que nem sempre ganha, sem conotações nacionalistas.

Quanto às hipóteses de sucesso da equipa de Gareth Southgate, Ian Broudie mostrava-se, na semana passada, otimista: "Há uma certa simetria poética. Passados 25 anos, sentimos que o vento sopra a nosso favor."

Adeptos ingleses no Euro 2020

Adeptos ingleses no Euro 2020

Anadolu Agency/Getty

Independentemente do resultado do jogo, 'Three Lions (Football's Coming Home') continuará a ouvir-se durante muitos anos, acredita o seu autor. "É como o 'Parabéns a Você'. É o que os adeptos cantam e é ótimo."