Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Paulo de Carvalho

Rita Carmo

Paulo de Carvalho: “Gosto muito do fado que se faz hoje. Mas há meninas que pretendem ser mais artistas do que fadistas”

“Há uma série de meninas que, cantando maravilhosamente, andam à procura de um novo fado. [Mas] acho que se confundem um bocado e pretendem ser mais artistas do que fadistas. Eu sei do que estou a falar, porque já fiz esse disparate”. A opinião de Paulo de Carvalho, autor da música de clássicos como 'Os Putos' e 'O Cacilheiro', para ouvir no Posto Emissor

Convidado do mais recente Posto Emissor, podcast semanal da BLITZ, Paulo de Carvalho comentou vários assuntos, nomeadamente o fado que se faz hoje em dia.

Autor de temas eternizados pela voz de Carlos do Carmo - 'Os Putos' ou 'O Cacilheiro', ambas com música sua e letra de José Carlos Ary dos Santos - Paulo de Carvalho é descrito, na "Enciclopédia da Música em Portugal no século XX", como um "renovador do estilo performativo do fado".

Sobre o fado atual, o veterano tem a dizer: "Gosto muito do fado que se faz hoje. Mas há uma série de meninas que, cantando maravilhosamente, andam à procura de um novo fado. E acho que se confundem um bocado e pretendem ser mais artistas do que fadistas. Andam todos à procura, entre o fado tradicional e aquilo que é uma canção cantada à fado. E eu sei do que estou a falar, porque já fiz esse disparate".

Ouça a resposta completa pelos 35m 50s.