Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Selma Uamusse

Rita Carmo

Selma Uamusse: “Não me faz confusão o Padrão dos Descobrimentos. Devíamos era pensar que um dia achámos que invadir um país era descobri-lo”

“Demolir o Padrão dos Descobrimentos não vai apagar a história, mas faz-me confusão que nas aulas não seja ensinado que os portugueses foram os primeiros a fazer parte do mercado de escravos ou que se diga que se descobriu um país quando ele já existia”. Selma Uamusse no Posto Emissor

Selma Uamusse, convidada da semana do podcast Posto Emissor, reflete sobre a recente discussão em torno da hipotética demolição do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. "Demolir o Padrão dos Descobrimentos não vai apagar a história", defende a artista.

"As coisas têm o seu timing, o seu momento, e existem efetivamente símbolos que não fazem muito sentido", continua, "faz-me confusão é que nas aulas não seja ensinado que os portugueses foram os primeiros a fazer parte do mercado de escravos ou que se diga que se descobriu um país quando ele já existia".

A voz de "Liwoningo" conclui que "devíamos chegar, olhar para o Padrão dos Descobrimentos e dizer 'lembram-se de quando achávamos que invadir um outro país era descobri-lo?' e vermos isso como 'quer horror, fomos ostracizar um outro povo'".

Ouça a partir dos 26m 45s.

Assinar o Posto Emissor no iTunes.