Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Notícias

Posto Emissor #59 BLITZ convida António Manuel Ribeiro. Da infância disciplinada à vergonha de Odemira

António Manuel Ribeiro, líder dos UHF, é o convidado desta semana do Posto Emissor. No momento em que lança “As Canções da Casa Escura”, um álbum a solo com temas que não couberam nos seus UHF, o músico de 66 anos faz uma viagem à infância passada sob a batuta de uma mãe de mão firme, reflete sobre um país “bipolar” e pondera sobre as relações de poder entre homens e mulheres desde os anos 50 do século XX, em que nasceu, até agora. Os viciantes Altin Gün e os concertos que voltam a abundar em Portugal são outros temas desta edição do podcast semanal da BLITZ

António Manuel Ribeiro é o convidado do episódio desta semana do Posto Emissor, o podcast semanal da BLITZ. Em conversa com Luís Guerra, o músico fala sobre as origens de um álbum a solo feito de canções que foram, ao longo dos anos, ficando longe do âmbito estético dos UHF, e cujo título remete para uma infância passada sob a mão firme da mãe. “As Canções da Casa Escura” são, nas suas palavras, “uma espécie de colheita de repouso”, que outra “casa escura”, a pandemia, conduziu ao momento certo de edição.

Numa conversa sobre paixões e aversões, o músico reflete também sobre Portugal, evocando episódios que considera exemplares na definição da personalidade “bipolar” da nação: das trevas da ditadura às ideologias vazias que procuram corroer a democracia, detendo-se na atual situação a que estão submetidos trabalhadores agrícolas imigrantes em Odemira.

Também neste Posto Emissor se desvenda a ponta do véu de uma entrevista em primeira mão com Ana Moura à revista E, do Expresso (nas bancas a 7 de maio), exaltamos as capacidades aditivas dos holandeses Altin Gün, artífices de um exemplar coquetel de psicadelismo turco impregnado de 'groove', e deixamos algumas sugestões de concertos que se realizam nos próximos dias.

A apresentação do 59º Posto Emissor está a cargo de Luís Guerra e a edição multimédia é de João Luís Amorim.

Sejam bem-vindos.