Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Rui Duarte Silva

“A Cultura é segura”. Reportagem no primeiro espetáculo-piloto do desconfinamento, que passou no teste só com resultados negativos

O Altice Forum Braga acolheu, na noite desta quinta-feira, o primeiro espetáculo piloto com o objetivo de testar um formato seguro para a realização de eventos de grande escala ao ar livre. O humorista Fernando Rocha, com “Pi100Pé”, subiu ao palco perante 400 espectadores sentados, todos testados antes da entrada no recinto. Rir pode também ter sido um primeiro remédio para o sector da cultura, que só quer “voltar a trabalhar”

Faltavam quinze minutos para as nove da noite quando o humorista Fernando Rocha subiu ao palco com “Pi100Pé”, perante 400 espectadores sentados. O espetáculo do humorista, que contou também com os convidados João Seabra e Pedro Neves, começou 45 minutos para lá da hora agendada. O atraso é justificável: era preciso cumprir todas as normas estipuladas pela organização para que o evento ao ar livre, realizado esta quinta-feira no recinto exterior do Altice Forum Braga, decorresse em total segurança para os espectadores, artistas e staff. Esta era a primeira prova de fogo, promovida por várias associações do sector, para perceber de que forma os tão aguardados festivais de verão se podem adaptar à realidade pandémica.

“Estão aqui todos a respeitar o distanciamento, mas imaginem que eu agora chegava aqui [ao palco] e dizia ‘boa noite, Guimarães”, começou por brincar Fernando Rocha, arrancando as primeiras gargalhadas. Depois, mais a sério, o humorista acrescentou: “É uma honra estar neste espetáculo-piloto. É um teste que estamos a fazer e a responsabilidade é muito grande, sinto-a nos ombros. O sucesso deste espetáculo pode refletir-se em todos os eventos culturais ao ar livre durante o verão”.

Artigo Exclusivo para assinantes

BLITZ é uma marca do Expresso.

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler