Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Jon Schaffer dos Iced Earth

Gary Wolstenholme

O vídeo de Jon Schaffer, o guitarrista que invadiu o Capitólio, a ser libertado após 89 dias de prisão

Jon Schaffer, guitarrista dos Iced Earth que participou na invasão ao Capitólio, foi libertado mas ainda pode vir a cumprir uma pena de 30 anos de prisão

A detenção de Jon Schaffer, guitarrista da banda Iced Earth que participou na invasão ao Capitólio, em Washington, a 6 de janeiro, terminou ao fim de 89 dias. O músico estava na prisão desde o dia em que se entregou às autoridades, a 17 de janeiro, e a sua libertação pode ser vista no vídeo abaixo.

Apesar de estar livre, neste momento, Schaffer terá os seus movimentos controlados até regressar a tribunal, arriscando-se mesmo a uma pena de prisão que pode ir até aos 30 anos. O acordo a que chegou com as autoridades - decidiu cooperar e fornecer informações sobre os organizadores da invasão ao Capitólio - poderá reduzir a sentença.

O guitarrista declarou-se culpado de duas das seis acusações que enfrenta, nomeadamente de "obstrução de processo oficial" e "entrada e permanência num edifício restrito na posse de arma perigosa". Dependendo da sua cooperação, o acordo entre defesa e acusação poderá reduzir a pena de 30 para 3 anos e meio.

Recorde-se que Schaffer foi filmado a agredir um polícia no interior do Capitólio, local onde entrou usando um chapéu de um grupo de extrema-direita chamado Oath Keepers. Será sobre esse grupo, mas também sobre os Proud Boys, que o músico deverá revelar informações.