Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Getty Images

Guitarrista que invadiu o Capitólio admitiu culpa e sabe quantos anos deverá passar na cadeia

Jon Schaffer, guitarrista dos Iced Earth e uma das caras mais visíveis do protesto, deu-se como culpado de dois crimes, aquando da invasão do Capitólio em janeiro

Jon Schaffer, guitarrista dos Iced Earth, deu-se como culpado de dois crimes pelo seu papel na invasão ao Capitólio, a 6 de janeiro.

O músico, o primeiro dos invasores a declarar-se como culpado, deverá ser condenado a uma pena de prisão que irá dos 3,5 aos 4,5 anos.

De acordo com a CNN, esta sentença é fruto de um acordo entre o Ministério Público e os advogados de Jon Schaffer. O guitarrista concordou em ajudar as autoridades a obter informações sobre os Oath Keepers, milícia de extrema-direita à qual pertence.

Caso não tivesse feito um acordo com o Ministério Público, Schaffer arriscava uma pena que poderia ir até aos 20 anos de prisão.

O músico conhecerá a sua sentença dentro de 60 dias, podendo andar em liberdade até então. No entanto, foi obrigado a entregar o seu passaporte às autoridades e apresentar-se regularmente em tribunal.