
Chico Buarque
'Meme' de Chico Buarque vai a tribunal
08.04.2021 às 17h20
O conhecido 'meme' “Chico sério, Chico sorrindo”, que junta duas fotografias de Chico Buarque, vai a tribunal por estar a ser usado indevidamente
Chico Buarque decidiu processar uma empresa de cuidados médicos por esta ter utilizado um conhecido 'meme', que junta duas fotografias suas, para fazer publicidade no Facebook. Segundo o jornal Folha de São Paulo, artista brasileiro exige 40 mil reais (6 mil euros) e a remoção de 'Chico sério, Chico sorrindo' do anúncio da VSaúde.
Caso venha a vencer o caso em tribunal, Buarque doará o dinheiro ao Retiro dos Artistas, instituição que acolhe artistas idosos. A VSaúde aproveita as duas imagens, que surgiram originalmente na capa do álbum de estreia de Buarque, "Chico Buarque de Hollanda", de 1966, para divulgar consultas online.

O 'meme' tornou-se um caso sério de popularidade, com o próprio Chico Buarque a utilizá-lo para assinalar a sua entrada no Instagram, em 2017.
Relacionados
-
Chico Buarque pinta os lábios de vermelho e junta-se ao movimento #VermelhoemBelem
O músico brasileiro Chico Buarque mostrou o seu apoio a Marisa Matias e reagiu às polémicas declarações de André Ventura pedindo "Vermelho em Belém"
-
Chico Buarque será o padrinho de novo casamento de Lula da Silva, revelou a noiva
O antigo Presidente do Brasil vai casar pela terceira vez
-
António Zambujo: “Falei com o Chico Buarque no 25 de Abril. A situação no Brasil é mais preocupante porque são governados por um troglodita”
António Zambujo está preocupado com os amigos que tem no Brasil, país muito afetado pela covid-19. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
25 de Abril. Chico Buarque envia mensagem: “Deixarei cravos vermelhos na janela e cantarei, alto e bom som, a Grândola, Vila Morena”
“Infelizmente, não estou aí. Não haverá entrega de prémios nem descerei com vocês a Avenida [da Liberdade, em Lisboa], mas esta tarde deixarei cravos vermelhos na janela e cantarei, alto e bom som, a 'Grândola, Vila Morena', de Zeca Afonso”, afirma o cantor e compositor brasileiro, que deveria receber este sábado o Prémio Camões. Veja a mensagem em vídeo