
Rock in Rio 2014
Rita Carmo
Festivais de música são os eventos mais desejados pelos portugueses no pós-pandemia
25.03.2021 às 11h52
Três festivais de verão no topo das prioridades, acima de futebol e festas populares, revela estudo
Os três eventos mais desejados pelos portugueses no regresso à "normalidade", após o fim do confinamento, são, por esta ordem, os festivais de música Rock in Rio Lisboa (1º), NOS Alive (2º) e MEO Sudoeste (3º), revela um estudo da consultora OnStrategy.
Os três eventos musicais surgem à frente do Campeonato Nacional de Futebol (em 4º; prova que decorre, ainda que sem público) e das festas populares (5º).
No ranking dos regressos mais ansiados seguem-se o festival Super Bock Super Rock (6º), as celebrações de Fátima (7º), a Web Summit (8º), Meia e Mini Maratonas de Lisboa (9º) e a Volta a Portugal em Bicicleta (10º).
“Os resultados deste estudo vêm reforçar a saturação e o desejo de voltar à vida normal, sendo a música encarada como o melhor veículo de socialização e de festividade. Não sendo um instrumento polarizador mas provavelmente o mais agrupador de diferentes pessoas, não é estranho que neste cenário de pandemia os eventos relacionados com a música sejam os mais desejados pelos cidadãos e de uma forma transversal às diferentes idades”, afirmou sobre os resultados deste estudo Pedro Tavares, CEO da OnStrategy.
De acordo com a consultora, o estudo foi desenvolvido de forma contínua ao longo do último semestre de 2020 até fevereiro de 2021. São analisados os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, preferência e desejo de regresso à normalidade.
Recorde-se que a organização do Rock in Rio Lisboa já anunciou que, este ano, o festival não terá lugar. Quanto ao NOS Alive, MEO Sudoeste e Super Bock Super Rock, continuam marcados.
À BLITZ, Álvaro Covões, da Everything Is New, que organiza o NOS Alive, disse estar a aguardar "com tranquilidade", de forma a decidir se o festival de Algés se pode ou não realizar em julho.
Lista dos eventos mais desejados para voltar à normalidade:
- Rock in Rio (8,6 pts em 10 possíveis).
- Nos Alive (8,3 pts).
- Meo Sudoeste (8,1 pts).
- Campeonato Nacional de Futebol (7,8 pts).
- Festas Populares (7,6 pts).
- Super Bock Super Rock (7,4 pts).
- Celebrações de Fátima (7,1 pts).
- Web Summit (6,8 pts).
- Meia/Mini Maratona de Lisboa (6,6 pts).
- Volta a Portugal em Bicicleta (6,3 pts).
Relacionados
-
Álvaro Covões: “Queremos salvar o verão. Mas se os ingleses não puderem viajar, não pode acontecer nada”
Álvaro Covões, promotor de espetáculos e membro da direção da APEFE, falou à BLITZ sobre as expectativas que tem no futuro próximo da música ao vivo em Portugal, nomeadamente o seu NOS Alive, deixando críticas contundentes. “A covid veio mostrar que as políticas culturais não nos levaram a lado nenhum. Não temos sequer artistas para alimentar o mercado local”
-
Ouviram música ao vivo, dançaram e abraçaram os amigos. Todos os prazeres pré-pandemia foram possíveis num festival-teste nos Países Baixos
Felizes por voltarem a dançar e a ver os amigos, milhares de holandeses participam num festival que é uma experiência em tempo de covid-19, financiado pelo governo dos Países Baixos. Veja as fotos e o vídeo do evento
-
Festival EDP Cool Jazz cancela edição deste ano
Festival de Cascais não se vai realizar este verão. “Pelo respeito que temos por público, artistas, técnicos, todos os envolvidos e pela saúde pública, vemo-nos obrigados a adiar para 2022”, comunica a organização