Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Rock in Rio 2014

Rita Carmo

Festivais de música são os eventos mais desejados pelos portugueses no pós-pandemia

Três festivais de verão no topo das prioridades, acima de futebol e festas populares, revela estudo

Os três eventos mais desejados pelos portugueses no regresso à "normalidade", após o fim do confinamento, são, por esta ordem, os festivais de música Rock in Rio Lisboa (1º), NOS Alive (2º) e MEO Sudoeste (3º), revela um estudo da consultora OnStrategy.

Os três eventos musicais surgem à frente do Campeonato Nacional de Futebol (em 4º; prova que decorre, ainda que sem público) e das festas populares (5º).

No ranking dos regressos mais ansiados seguem-se o festival Super Bock Super Rock (6º), as celebrações de Fátima (7º), a Web Summit (8º), Meia e Mini Maratonas de Lisboa (9º) e a Volta a Portugal em Bicicleta (10º).

“Os resultados deste estudo vêm reforçar a saturação e o desejo de voltar à vida normal, sendo a música encarada como o melhor veículo de socialização e de festividade. Não sendo um instrumento polarizador mas provavelmente o mais agrupador de diferentes pessoas, não é estranho que neste cenário de pandemia os eventos relacionados com a música sejam os mais desejados pelos cidadãos e de uma forma transversal às diferentes idades”, afirmou sobre os resultados deste estudo Pedro Tavares, CEO da OnStrategy.

De acordo com a consultora, o estudo foi desenvolvido de forma contínua ao longo do último semestre de 2020 até fevereiro de 2021. São analisados os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, preferência e desejo de regresso à normalidade.

Recorde-se que a organização do Rock in Rio Lisboa já anunciou que, este ano, o festival não terá lugar. Quanto ao NOS Alive, MEO Sudoeste e Super Bock Super Rock, continuam marcados.

À BLITZ, Álvaro Covões, da Everything Is New, que organiza o NOS Alive, disse estar a aguardar "com tranquilidade", de forma a decidir se o festival de Algés se pode ou não realizar em julho.

Lista dos eventos mais desejados para voltar à normalidade:

  1. Rock in Rio (8,6 pts em 10 possíveis).
  2. Nos Alive (8,3 pts).
  3. Meo Sudoeste (8,1 pts).
  4. Campeonato Nacional de Futebol (7,8 pts).
  5. Festas Populares (7,6 pts).
  6. Super Bock Super Rock (7,4 pts).
  7. Celebrações de Fátima (7,1 pts).
  8. Web Summit (6,8 pts).
  9. Meia/Mini Maratona de Lisboa (6,6 pts).
  10. Volta a Portugal em Bicicleta (6,3 pts).