Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Apu, de “Os Simpsons”, é a razão pela qual tantas crianças hindus sofrem bullying, defende fundação

A Fundação Hindu Americana atribui à personagem Apu da série “Os Simpsons” responsabilidades na perpetuação de preconceitos e sugere que a série contrate um ator realmente indiano para representá-la

A Fundação Hindu Americana, que representa a comunidade hindu nos Estados Unidos, afirma que a personagem de Apu, da série animada "Os Simpsons", é um dos motivos pelos quais tantas crianças hindus a viver nos EUA sofrem de bullying.

A fundação criticou o criador da série, Matt Groening, que em em entrevista recente ao USA Today afirmou estar "orgulhoso" da personagem, não a encarando - ao contrário da Fundação Hindu Americana - como um estereótipo maldoso do imigrante indiano.

Em declarações ao site TMZ, a representante da Fundação Hindu Americana, Shereen Bhalla, defende que a personagem da série, a de maior longevidade nos Estados Unidos, leva a comunidade hindu, de três milhões de habitantes, a sentir-se "marginalizada".

Bhalla afirma que Apu é um mau exemplo para as crianças hindus, porque as torna envergonhadas da sua identidade. Apu é, segundo a educadora, usado como piada e os seus estereótipos levam a que os jovens sejam gozados na escola e em contexto online.

Para esta Fundação, uma das soluções passa não só por ter um ator de origem indiana a fazer a voz de Apu, que há mais de 30 anos é criada pelo ator norte-americano Hank Azaria, como também por acrescentar hindus ao grupo de guionistas da série.