Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Getty Images

Netflix quer proibir que os utilizadores partilhem contas com pessoas que não vivem na mesma casa

“Se não vive com o dono desta conta, precisa da sua própria para continuar a ver”. A mensagem que a Netflix já começou a enviar aos utilizadores

A plataforma de streaming de televisão Netflix quer acabar com a partilha de contas, estando neste momento a ser testada uma forma de controlar a partilha de palavras-passe por pessoas que não vivem na mesma casa.

"Se não vive com o dono desta conta, precisa da sua própria para continuar a ver" é a mensagem que alguns utilizadores da plataforma têm recebido, tendo depois de verificar que têm autorização de utilização através de um código enviado por mensagem ou email.

Segundo declarações de um representante da empresa à BBC, "este teste serve para assegurar que as pessoas que utilizam contas de Netflix têm autorização para o fazer". Neste momento, a plataforma tem mais de 200 milhões de subscritores em todo o mundo.

Os utilizadores são autorizados a criar vários perfis dentro da mesma conta, mas segundo as diretivas da empresa devem pertencer a pessoas que vivam na mesma habitação (o mesmo acontece com outros serviços, como a HBO, Amazon Prime ou Disney+).

Em 2020, a Netflix ganhou 37 milhões de novos subscritores, não se sabendo, contudo, quantas pessoas utilizam o serviço de forma não autorizada. Em outubro de 2019, a empresa tinha dito que estava a analisar a partilha de palavras-passe mas que não planeava tomar uma atitude relativamente ao assunto.