Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Coliseu Porto Ageas - Porto

Rita Carmo

Desconfinamento. Espetáculos em Portugal podem regressar a 19 de abril

De acordo com o plano de desconfinamento comunicado esta quinta-feira pelo Governo, as salas de espetáculos podem reabrir a 19 de abril, sendo também possível a partir daí realizar “eventos no exterior, sujeitos a aprovação da Direção-Geral da Saúde”

O Plano de Desconfinamento do Governo, hoje anunciado em conferência de imprensa no Palácio da Ajuda, em Lisboa, “inicia-se a 15 de março e prolonga-se até 3 de maio”, disse António Costa.

No que ao setor da Cultura diz respeito, a 19 de abril podem abrir salas de espetáculos, teatros e cinemas. Também a partir desse dia podem ser retomados os “eventos no exterior, sujeitos a aprovação da Direção-Geral da Saúde”.

A 3 de maio poderão voltar a realizar-se “grande eventos exteriores e interiores, sujeitos a lotação definida pela DGS”.

Já na próxima segunda-feira, 15 de março, reabrirão livrarias, bibliotecas e arquivos, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa. Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares podem voltar a abrir a 5 de abril.

Apesar da permissão para reabrir salas de espetáculos a partir de 19 de abril, os mesmos não poderão realizar-se depois das 21h durante a semana e após as 13h aos fins de semana e feriados.

Esta regra aplica-se a espetáculos ao vivo e também à exibição de filmes.

Quanto aos festivais, não são referidos diretamente no plano de desconfinamento.

Esta sexta-feira, 12 de março, a Ministra da Cultura irá pormenorizar o plano de desconfinamento do setor, à semelhança do que farão outros ministérios.

À BLITZ, Luís Pardelha, da APEFE (Associação de Produtores de Espetáculos, Festivais e Eventos), remeteu para mais tarde um comentário. "Enquanto não for publicada a portaria que pormenoriza as medidas, nomeadamente as restrições de horários e lotações, não podemos comentar. Aguardamos que a portaria seja publicada ainda hoje para avaliarmos."

Com Lusa