Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

The Black Mamba, vencedores do Festival da Canção 2021

PEDRO PINA/RTP

É a primeira vez que a canção vencedora do Festival da Canção não é cantada em português

'Love Is On My Side', dos The Black Mamba, venceu o Festival da Canção. É a primeira vez que uma canção cantada integralmente noutra língua que não o português ganha o concurso

'Love Is On My Side', dos Black Mamba, é a canção vencedora do Festival da Canção 2021 e vai representar Portugal na Eurovisão, em Roterdão, no próximo mês de maio.

É a primeira vez em 55 edições que a língua portuguesa não faz parte da canção vencedora. Em 2006, 'Coisas de Nada (Gonna Make You Dance)', das Nonstop, usava a língua inglesa mas combinava-a com versos em português.

Na final de sábado, 'Por Um Triz', de Carolina Deslandes, venceu a votação do júri nacional, tendo 'Dancing in the Stars', de NEEV, sido a preferida do público (tal como a votação levada a cabo pela BLITZ já indiciava). No cômputo das duas votações, tanto a canção de Deslandes como a dos Black Mamba (que foi a 2ª melhor tanto para o júri como para o público) terminaram no lugar cimeiro com os mesmos pontos (20), prevalecendo a preferência do público.

Veja a atuação dos Black Mamba:

Classificação final:

1. 'Love Is On My Side', Black Mamba
2. 'Por Um Triz', Carolina Deslandes
3. 'Dancing in the Stars', NEEV
4. 'Contramão', Sara Afonso
5. 'Na Mais Profunda Saudade', Valéria
6. 'Saudade', Karetus
7. 'Joana do Mar', Joana Alegre
8. 'Volte-Face', Eu.clides
9. 'Não Vou Ficar', Pedro Gonçalves
10. 'Dia Lindo', Fábia Mais

A atuação depois de ser anunciada a vitória: