Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Pedro Abrunhosa

Pedro Abrunhosa defende “herói português”. “Miguel Duarte, 28 anos”

“Deixar morrer crianças e velhos à vista de terra é, para alguns, o que a Europa deve fazer”

Pedro Abrunhosa deixou uma mensagem de apoio ao "herói português" Miguel Duarte, que esteve a braços com a justiça italiana, por ajudar a salvar refugiados no Mar Mediterrâneo, mas foi entretanto ilibado das acusações de auxílio à imigração em situação ilegal, considerado crime em Itália.

"Miguel Duarte, 28 anos, é um herói português. Desde 2016 na organização alemã ‘Juventude que salva’, tem andado embarcado no Mediterrâneo a salvar refugiados da morte por afogamento", escreve Abrunhosa nas redes sociais, "neste contexto, foi constituído arguido pela ‘justiça’ italiana".

O músico mostra-se aviltado com a situação, dizendo que "cumprir-se como homem de valores, cristão e humanista é, aparentemente, crime": "deixar morrer crianças e velhos à vista de terra é, para alguns, o que a Europa deve fazer. Hoje, Miguel Duarte foi absolvido e partirá de novo para alto mar onde ajudará outros".

"Este voluntário de 28 anos ensina-nos o verdadeiro lugar do Bem: em acto. Obrigado, Miguel!", termina Abrunhosa.

Apesar de ter visto o seu caso resolvido em tribunal, o português não olha para o facto de ter sido ilibado como uma vitória, como disse em declarações ao Expresso. "Eu fui ilibado mas quatro outras pessoas da minha tripulação foram acusadas", diz. Se forem condenadas, podem ter de cumprir 20 anos de pena de prisão.