
Kurt Cobain (Nirvana) e Thurston Moore (Sonic Youth)
“Kurt Cobain era divertido, triste e ácido. Pró-escolha, pró-feminista, queer e hetero”. A tocante homenagem de Thurston Moore (Sonic Youth)
22.02.2021 às 16h01
No dia em que o líder dos Nirvana completaria 54 anos, o ex-Sonic Youth deixou uma longa e emocionada mensagem nas redes sociais. “O Kurt faria hoje 54 anos. Tinha apenas 27 quando morreu. Fazia parte do nosso gangue”. Leia o texto na íntegra
Thurston Moore, ex-Sonic Youth, recordou Kurt Cobain este sábado, no dia em que o falecido líder dos Nirvana completaria 54 anos, partilhando com os seus seguidores uma longa e enternecedora mensagem.
"O Kurt faria hoje 54 anos. Tinha apenas 27 quando morreu", começa por escrever Moore, "fazia parte do nosso gangue no excelente mundo do punk rock - era inteligente, vivia em conflito, subterrâneo, era pró-escolha, pró-feminista, queer e hetero, estava à procura e a crescer, era divertido, triste, ácido, era apaixonado por fanzines de música e pelo romance, por digressões que o levavam a comunidades de mentes e corações abertos, pela felicidade do ruído e o prazer da pobreza partilhada, que tinha como glória um grande concerto".
O músico relembra também o momento em que Kurt Cobain e Krist Novoselic se juntaram aos Sonic Youth para uma primeira atuação em conjunto. "Percebi, na hora, que aquele momento seria eterno. O Kurt era tudo o que a música e a arte poderiam expressar", acrescenta, "às vezes a beleza humana está na alma e no caos - a natureza da eternidade está para lá da construção da existência física".
"Quem sabe no que se teria tornado o Kurt - não interessa - ele tornou-se e mantém-se o nosso excelente amigo punk rock, todo cor, todo vida, eterno", conclui Moore. Ao texto, junta uma imagem na qual se veem os dois músicos a dar um aperto de mão em palco.
Relacionados
-
“A maior perda da nossa geração”. Um texto de Thurston Moore, dos Sonic Youth, sobre Kurt Cobain
Em 1991, os Sonic Youth e os Nirvana dividiram palcos e Thurston Moore teve a oportunidade de testemunhar de perto um mito em construção. Em 2014, abria o livro das memórias e desenhava-nos um retrato íntimo de Kurt Cobain, falecido há 25 anos
-
Quando Kurt Cobain foi parar à prisão por causa de um graffiti
Uma história recordada por Buzz Osbourne, dos Melvins, amigo da adolescência do líder dos Nirvana. “De repente, há polícia por toda a parte. Corremos em diferentes direções, mas apanharam o Cobain”
-
Dave Grohl: “Um dos meus maiores desgostos é que o Kurt Cobain não esteja entre nós”
O baterista dos Nirvana e líder dos Foo Fighters nos últimos 25 anos considera Kurt Cobain o maior compositor da sua geração. “Tive muito orgulho de ser o seu baterista e tocar aquelas canções todas as noites”
-
Aos 26 anos, a filha de Kim Gordon e Thurston Moore dos Sonic Youth é a estrela do novo vídeo da mãe
Nascida em 1994, no auge dos Sonic Youth, Coco Gordon-Moore protagoniza agora o videoclip de 'Hungry Baby', novo single a solo da ex-baixista da mítica banda norte-americana