
Lembra-se do MySpace? Um adolescente alemão de 18 anos recriou-o e a nostalgia está aí
09.02.2021 às 10h05
Chama-se SpaceHey e qualquer semelhança com uma das redes sociais mais populares dos anos 00 não é mera coincidência. An, um programador alemão de 18 anos, era uma criança quando o MySpace era rei - chegou a ter 100 milhões de utilizadores - mas a falta que sente de uma comunidade criativa na internet de hoje fez com que pusesse mãos à obra. Milhares de adolescentes (e saudosistas) alinharam, voltando a fazer páginas onde partilham os seus gostos
Um adolescente alemão criou uma página que emula o aspeto que tinha o Myspace, a rede social mais popular da "década dos zeros".
Lançado em 2003, o Myspace chegou a ter, no seu auge, cerca de 100 milhões de utilizadores, mas a popularidade do Facebook acabou por ditar o seu fim.
O SpaceHey procura agora ressuscitá-lo, com ênfase em dois aspetos: a personalização e a privacidade.
A ideia partiu de um jovem alemão de 18 anos, An. O SpaceHey é praticamente idêntico ao Myspace, com a capacidade para editar HTML e CSS de forma a customizar, da melhor forma, o nosso perfil pessoal.
"Era muito novo quando o Myspace era popular", afirmou An à Vice. "Nunca o usei. Mas graças a amigos mais velhos e à internet, ouvi falar muito nele".
"Cheguei à conclusão de que não é possível encontrar algo como isto hoje em dia, onde todos possam ter esta criatividade".
O trabalho realizado por An, em tempos de pandemia, já deu frutos: o SpaceHey conta hoje com 55 mil utilizadores, sendo que o jovem não sabe ao certo a sua composição, visto querer recolher o mínimo possível de dados dos utilizadores.