Miguel Araújo
Rita Carmo
Miguel Araújo: “A minha geração criticava os políticos que não diziam nada. Agora, a tendência é 'ou estás comigo ou és um alvo a abater'”
25.01.2021 às 18h24
“Tem sido uma tendência no mundo e serve para dividir as pessoas. É uma coisa horrorosa. Acho que não é preciso dizer de quem é que eu estou a falar”. A visão de Miguel Araújo sobre “aquela tática de guerrilha dos bons contra os maus”. Para ouvir no podcast Posto Emissor
As eleições presidenciais que se realizaram este domingo foram tópico de conversa com Miguel Araújo no mais recente episódio do podcast Posto Emissor, gravado na quinta-feira passada.
Questionado sobre se aprendeu alguma coisa na campanha, o músico começou por falar da "tática de guerrilha dos bons contra os maus" que "tem sido uma tendência no mundo e que serve para dividir as pessoas".
"É uma coisa horrorosa, não olho para isso com bons olhos", diz, "a minha geração criticava a linguagem dos políticos, meio branda, inocente, naif demais, 'os políticos falam e não dizem nada. E agora está está a crescer essa tendência do 'ou estás comigo ou és um alvo a abater'".
Ouça a resposta a partir dos 48m 57s.
Relacionados
-
Miguel Araújo: “[Na pandemia] as coisas mudam de hora a hora. Ninguém pode ficar refém das palavras que disse. Nós todos já [achámos] tudo”
“Todos achámos que isto ia passar. Todos achámos que o Governo estava a fazer demais, que estava a fazer de menos”. Miguel Araújo afirma-se contra “perseguir as pessoas” por causa das inflexões em torno da crise pandémica. Para ouvir no Posto Emissor
-
Miguel Araújo: “Não vais dizer a um puto de 14 anos que a música de que ele gosta não presta, por muito que seja miserável”
“A música popular não tem um valor absoluto. Os pais vão sempre dizer aos filhos que a música que estes ouvem não presta, tal como os seus pais lhes disseram a eles”. A importância “relativa” da música, segundo Miguel Araújo. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Posto Emissor #44: BLITZ convida Miguel Araújo. Da “vergonha de fazer música” à paixão pelos artistas de antigamente
Miguel Araújo é o convidado desta semana do Posto Emissor, o podcast semanal da BLITZ. Na semana em que lança o álbum “Peixe Azul”, o músico do Porto explica como é ser um artista verdadeiramente independente, falando ainda sobre a paixão por veteranos como Rui Veloso ou Markl Knopfler e comentando alguns aspetos das eleições presidenciais. Em destaque, discos novos de Kurt Vile e Beautify Junkyards, e uma conversa com os britânicos Shame
-
Ao Vivo na Redação. Miguel Araújo: “Mais do que dar dicas de culinária, saúde ou bem estar, o que eu tenho para dar ao mundo é música”
Miguel Araújo é o mais recente convidado do podcast Posto Emissor. O músico do Porto fala-nos de como o tempo que passou em 2020 no seu estúdio caseiro “a gravar, a gravar, a aprender, a aprender” deu origem a “Peixe Azul”, um álbum pelo qual não estava à espera e que é lançado numa altura em que outros artistas adiam os seus planos. “Conformei-me que nada dependia da minha vontade, acalmei e dediquei-me a escrever músicas novas”