
Tim Hills
Pearl Jam ameaçam banda de tributo. “Eles querem que nós mudemos de nome”
19.01.2021 às 10h00
Habitualmente benevolentes em relação a fãs e admiradores, os Pearl Jam não acharam piada nenhuma a uma ‘gracinha’ de uma banda de tributo inglesa
Os Pearl Jam ameaçaram uma banda de tributo londrina com uma ação judicial.
Em causa está o facto de a banda em questão utilizar um nome bastante semelhante ao dos originais: "Pearl Jamm".
"Eles querem que nós mudemos de nome", afirmou o guitarrista do grupo, Tim Love, à BBC. "Disseram-nos para lhes entregarmos quaisquer endereços de e-mail e domínios web, e para destruirmos todo o nosso merchandise".
Os Pearl Jamm existem desde 2016, e contam com quase 10 mil seguidores no Facebook. Para os originais, a sua existência prejudica a marca Pearl Jam - algo que os britânicos refutam.
"Nunca ninguém veio a um concerto nosso e pediu o seu dinheiro de volta porque esperava ver os Pearl Jam verdadeiros", afirmou Tim Love.
Os Pearl Jamm publicaram, entretanto, uma carta aberta ao grupo de Eddie Vedder, na qual afirmam que as ações dos seus advogados não se coadunam com a imagem pública dos Pearl Jam.
"Estes não são os Pearl Jam que conhecemos, que apoiam causas sociais e enfrentam gigantes empresariais. Mas os vossos advogados dizem-nos que são vocês que estão por detrás disto", pode ler-se.
"Teria sido mais fácil, mais barato e mais eficaz pedirem-nos pessoalmente. Nós tê-lo-íamos feito. Mas não assim".
Relacionados
-
Noiserv: “Os Pearl Jam às vezes são um bocado mal vistos [e tidos] como mais comerciais, mas o início deles não foi nada assim”
Noiserv compara Thom Yorke dos Radiohead e Eddie Vedder dos Pearl Jam, duas das suas maiores referências. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Todos os álbuns dos Pearl Jam, do pior para o melhor. Concorda?
A Spin, uma das revistas mais populares dos anos 90 e hoje com existência exclusivamente online, elencou os 11 álbuns de estúdio da banda de Seattle, começando por aquele que considera ter sido o pior e terminando na alegada obra-prima. Uma escolha provavelmente pouco consensual
-
Há 30 anos o rock não era só Nirvana e Pearl Jam. Aqui está a playlist “alternativa” de 1991, um ano incrível
Em 1991, a 'nação alternativa' chegava aos topes, catapultada pelo sucesso dos Nirvana e dos Pearl Jam. Na sombra de Seattle, o 'indie' disparava em várias direções, do rock à eletrónica. Ouvir estas 30 canções é também uma forma de imaginar como seria a vida há 30 anos se o grunge não tivesse existido. À (re)descoberta de uns incríveis anos 90: para quem esteve lá e para quem desejaria ter estado
-
Filha de Chris Cornell canta Temple of the Dog, o mítico supergrupo do pai com os futuros Pearl Jam
Fecha-se um círculo: ‘Hunger Strike’, 30 anos depois, por Toni Cornell. Uma atuação sentida para ver aqui