Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Recordar é viver. Quando Cavaco Silva foi ver David Bowie: “A minha opinião não conta, não sou habilitado para me pronunciar”

A primeira vinda de David Bowie a Portugal foi um acontecimento em 1990. Na suculenta reportagem televisiva podemos ver Jorge Palma a revelar-se fã do artista inglês e um mais embaraçado Primeiro-Ministro Cavaco Silva a esquivar-se a um comentário. “Têm é que entrevistar esses jovens que estão aí a assistir”, afirmou. Para ver (e recordar) aqui

Em 1990, a estreia ao vivo de David Bowie em Portugal levou muitos milhares de fãs ao Estádio José Alvalade, em Lisboa. Entre os espectadores do concerto de 14 de setembro estava Aníbal Cavaco Silva, então Primeiro-ministro de Portugal.

Instado a comentar a atuação a que acabara de assitir, Cavaco Silva respondia apenas que fora "um bom espetáculo", confessando não ter "habilitado para comentar" a mesma. "Olhei não só para o palco mas para todo o estádio", acrescentava o governante - apresentado pelo repórter Paulo Salvador como "inequívoco fã dos Beatles" -, sugerindo que o jornalista entrevistasse "os jovens" da plateia.

Na mesma reportagem, Jorge Palma admite identificar-se com a intenção então manifestada por David Bowie - deixar de cantar os grandes êxitos. "Também estou farto de cantar as canções antigas", desabafava o músico português.

A reportagem pode ser vista em seguida, dividida em partes, a partir do quarto vídeo desta partilha do radialista Fernando Alvim. Pode também ser vista integralmente nos arquivos online da RTP.