
Festival Sudoeste 2005
Rita Carmo
Festivais de verão em Portugal: promotores vão apresentar propostas para a retoma
11.01.2021 às 11h10
“Queremos é trabalhar, mais do que subsídios e indemnizações. Quando isso chegar já não existimos”, afirma Luís Montez, da Música no Coração, em vésperas de encontro com a Ministra da Cultura
Na próxima quarta-feira, 13 de janeiro, a Ministra da Cultura vai receber associações e promotoras de espetáculos, com vista a debater a realização de festivais e eventos de música durante 2021, em contexto de pandemia de covid-19.
Este será o primeiro de vários encontros mensais dos representantes dos eventos musicais com Graça Fonseca, disse o presidente da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest), Ricardo Bramão, à Lusa.
Ricardo Bramão espera que fiquem definidos os cenários em que os promotores e os festivais possam trabalhar, que haja "soluções para evitar as lotações de recinto", que se aborde a questão da devolução dos bilhetes e que haja um "alívio fiscal para os promotores" perante três anos, entre 2019 e 2021, de perdas financeiras.
Por seu turno, Luís Montez, diretor da promotora Música no Coração, afirmou que a Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos (APEFE) "irá apresentar soluções para tornar possível a retoma dos festivais".
"É criar espaços, bolhas, livres de covid-19, que é "só entra quem tem vacina ou teste negativo", além de outras medidas: cashless, copos recicláveis, álcool gel a ser distribuído em mochilas. Há várias ideias, como a colaboração com laboratórios, no sentido de 'quem tiver bilhete, vai ao laboratório e faz o teste'", avança Luís Montez.
"Gostávamos de ser compensado pelos prejuízos que tivemos no ano que passou, mas não podemos olhar para trás. Mais do que subsídios e indemnizações, queremos trabalhar. Temos que arranjar soluções práticas", sublinha o homem por detrás de festivais como Sudoeste ou Super Bock Super Rock.
O empresário acrescenta que a retoma dos festivais terá de envolver a Direção-Geral de Saúde e os laboratórios, sobretudo para uma redução do preços dos testes rápidos à covid-19.
A reunião com a Ministra da Cultura acontece na quarta-feira, 13 de janeiro, pelas 12h00.
Relacionados
-
Mensagem de organizadora de Glastonbury lança ceticismo sobre festivais de verão este ano
Regresso dos festivais de música é uma incógnita, mas os sinais não são, neste momento, animadores no Reino Unido. Emily Eavis, organizadora de um dos maiores festivais de música da Europa, respondeu a uma pergunta no Twitter de forma a deixar em aberto novo adiamento
-
20 mil pessoas vão a festival de música sem máscaras ou distanciamento social
O maior festival de música da Nova Zelândia decorreu nos três últimos dias de 2020. E não foi o único a realizar-se no país da Oceânia sem qualquer medida de prevenção contra a covid-19. Uma razão: a pandemia ali não existe
-
Haverá festivais em 2021? Em Inglaterra, deputados vão receber promotores esta semana
Trará a vacina da covid-19 um sinal positivo para os festivais de verão? Bastarão testes rápidos? A incerteza reina e a discussão vai começar no Reino Unido. Para já, o 'céu festivaleiro' está nublado