
Getty Images
A canção mais dura dos Nirvana segundo o produtor de “Nevermind”, Butch Vig
09.01.2021 às 11h30
“Não é possível ser mais contundente do que isto. O Kurt Cobain estava a escrever sobre ele próprio”
Para Butch Vig, produtor do lendário "Nevermind", 'Something In the Way' é a canção mais "dura" que os Nirvana já escreveram.
"Gravámos as outras bem depressa", disse, ao NME. "Levou-lhes dois ou três takes, no máximo. Mas tentámos gravar a 'Something In the Way' no estúdio e não funcionava. O Kurt não a conseguia tocar numa guitarra acústica, havia muito ruído no espaço".
"Frustrado, ele veio à sala de controlos e começou a tocá-la no sofá. E disse para a gravarmos ali", continuou. "Mandei toda a gente embora, peguei num microfone, desliguei as ventoinhas e o telefone e gravámos a guitarra acústica ali, construindo o tema a partir daí".
Dave Grohl também passou por algumas dificuldades, ao gravar esta faixa: "Ele começava a tocá-la e imediatamente aumentava o volume. Dizia-lhe que a tinha que tocar mais baixo e ele ficava maluco", explicou.
"Não é possível ser mais contundente do que isto. O Kurt Cobain estava a escrever sobre ele próprio. A banda estava em grande forma, estavam entusiasmados por estar ali e ensaiaram até doer. Estavam preparados".
Relacionados
-
Há 30 anos o rock não era só Nirvana e Pearl Jam. Aqui está a playlist “alternativa” de 1991, um ano incrível
Em 1991, a 'nação alternativa' chegava aos topes, catapultada pelo sucesso dos Nirvana e dos Pearl Jam. Na sombra de Seattle, o 'indie' disparava em várias direções, do rock à eletrónica. Ouvir estas 30 canções é também uma forma de imaginar como seria a vida há 30 anos se o grunge não tivesse existido. À (re)descoberta de uns incríveis anos 90: para quem esteve lá e para quem desejaria ter estado
-
Encontradas fotos nunca vistas do segundo concerto dos Nirvana em Inglaterra. Estávamos em 1989
Durante a pandemia, fotógrafo encontrou imagens históricas que pensava ter perdido. São de um concerto dos Nirvana em Manchester, há 31 anos