
Neil Young em 2020
150 milhões de dólares. É este o valor que Neil Young vai receber por vender 50% da sua música
06.01.2021 às 14h33
O artista canadiano Neil Young resolveu vender metade do seu catálogo e a quantia que vai receber é astronómica
Neil Young resolveu vender 50% do seu catálogo musical, o que equivale a 1180 canções, e vai receber 150 milhões de dólares (mais de 120 milhões de euros) por ele.
Quem comprou foi a empresa Hipgnosis Songs Fund, cofundada em 2018 pelo manager Merck Mercuriadis e o músico Nile Rodgers, que detém também 100% da música de Lindsey Buckingham (ex-Fleetwood Mac) e os royalties do produtor Jimmy Iovine.
"Este é um negócio que muda a Hipgnosis para sempre", declarou Mercuriadis sobre a aquisição de metade do catálogo de Young, "comprei o meu primeiro álbum do Neil Young quando tinha sete anos. 'Harvest' foi uma companhia para mim e conheço cada nota, cada palavra, cada pausa e silêncio intimamente".
Uma das missões da empresa é assegurar que a música que adquire será escutada na rádio e televisão, como declara o empresário: "parece-me lógico que agora a Hipgnosis crie uma parceria com Neil para levar as suas canções incríveis a todos os cantos do planeta".
Relacionados
-
Neil Young atuou sozinho num teatro vazio, onde há muitos anos viu o seu pai tocar
Neil Young regressou à terra natal, no Canadá, e matou saudades de um local especial da sua infância. Veja a atuação solitária
-
Irmão mais velho de Neil Young lança primeira canção aos 78 anos. Ouça aqui
Nunca é tarde para começar: Bob Young apresenta 'Hey America', a sua primeira canção, aos 78 anos. Neil, o 'garoto' da família, deu uma ajuda
-
Neil Young surpreende com versão do clássico ‘The Times They Are A-Changing’, de Bob Dylan
Um mestre a cantar outro mestre. Para ouvir aqui a canção emblemática de Dylan na voz de Young
-
Neil Young declara guerra à Google e ao Facebook
Uma autêntica purga: Neil Young está a erradicar o Google e o Facebook das suas plataformas, incluindo o site dos seus arquivos musicais. Em relação ao Facebook, Young culpa “bots que fomentam discórdia entre utilizadores”. Leia aqui as justificações de Neil Young
-
Neil Young processa Donald Trump, farto que o Presidente dos EUA utilize a sua música em comícios
“Imaginem como é ouvir 'Rockin' in the Free World' depois de o Presidente falar, como se fosse o seu hino. Não a escrevi para isso”
-
Donald Trump passou música de Neil Young em comícios. Neil Young respondeu à sua maneira
Em vez de processar judicialmente o presidente dos EUA, Neil Young preferiu outra solução. Para ver aqui