Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Rita Carmo

Presidência portuguesa da União Europeia: concerto inaugural em direto esta terça-feira

O espetáculo que marca o arranque da presidência portuguesa acontece terça-feira, 5 de janeiro, em Lisboa e poderá ser visto na televisão e ouvido na rádio. Juntar fado e orquestra é a premissa do concerto

O concerto que marca o arranque oficial da Presidência Portuguesa do Concelho da União Europeia - com atuações dos fadistas Carminho, Ana Moura, Sara Correia e Camané e da guitarrista Marta Pereira da Costa, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro - vai ser transmitido na televisão.

O espetáculo, que acontece no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, passa amanhã, 5 de janeiro, nos canais da RTP e na Antena 1, às 18h30.

Organizado em homenagem a Amália Rodrigues, cujo centenário do nascimento se assinala, o concerto junta orquestra e fado. A direção artística é de Elisabete Matos.

A programação cultural da presidência, tal como foi apresentada a 15 de dezembro, inicia-se em Lisboa, mas irá decorrer sobretudo em Bruxelas, incluindo, entre outros, concertos do maestro Rui Massena, em Roma, em janeiro, e da dupla Lina e Raül Refree, em Barcelona, em maio, e a exposição “Mundos da Lusofonia — Duo Borderlovers”, que será inaugurada no Luxemburgo, em maio.

Este concerto marca o arranque oficial da presidência portuguesa, que decorre entre 1 de janeiro e 30 de junho