Dino D'Santiago critica falta de representatividade na versão nacional do filme "Soul": "Em mais de 20 personagens apenas uma é negra?"
30.12.2020 às 9h45
O músico insurge-se contra o facto de as dobragens do novo filme da Pixar terem ficado a cargo de atores brancos, perguntando qual seria a reação se um filme sobre fado fosse dobrado por atores negros
Dino D'Santiago insurgiu-se contra a falta de representatividade na dobragem portuguesa do novo filme da Pixar, "Soul", que conta com diversas personagens negras.
O músico começou por revelar ter sentido "entusiasmo ao imaginar quem seriam os atores que fariam a dobragem das personagens na versão americana e, claro, na versão portuguesa", antes de criticar as escolhas feitas entretanto.
"'Soul' é um filme que começou a ser desenhado em 2016, e que levou a Pixar num processo muito rigoroso na escolha dos argumentistas, realizadores, equipa técnica e, por fim, os atores que dariam vida a este que seria um puro manifesto na luta contra a iniquidade existente na indústria do entretenimento", continuou.
"A Pixar formou um grupo para reunir vários afro-americanos em debates sobre [a personagem] Joe. A ideia era garantir que todos estivessem confortáveis com a representatividade do filme", estreado num ano que, para Dino D'Santiago, "representou um dos anos mais importantes na história da humanidade na luta contra o racismo".
"Não existe representatividade da cultura afro-portuguesa num elenco que conta com mais de vinte personagens, e apenas uma é negra?", questionou. "Façamos de conta que a Pixar decide fazer um filme sobre a história do fado e todos os attores que farão as dobragens e cantarão aquele que é o Património Imaterial da Humanidade pela Unesco são negros! Qual seria a manifestação?"
Leia o post de Dino D'Santiago, na íntegra:
Relacionados
-
Os 20 melhores álbuns portugueses de 2020 para os leitores da BLITZ
Os resultados estão apurados depois de uma votação muito renhida ganha por apenas um voto de diferença. Para quem nos segue, esta foi a melhor música feita em Portugal este ano. E o vencedor é...
-
A lista da BLITZ. Os 50 melhores álbuns portugueses de 2020
Um ano de desafios impensáveis que não calaram a música que se fez por cá. 2020 pediu bravura, resistência, combate, coragem, talento. Muito talento. Estes são os melhores álbuns dos últimos 12 meses de música em Portugal, 50 escolhas de quem todos os dias faz a BLITZ. Música de hoje para o dia de amanhã. Um imenso prazer
-
Posto Emissor #41: BLITZ convida Dino D'Santiago. Do racismo em Portugal aos desejos para 2021
Dino D'Santiago é o convidado desta semana do Posto Emissor. As recordações de infância em Quarteira, um 2020 que lhe trouxe realização pessoal e profissional, um disco chamado "Kriola" e a necessidade de falar sobre racismo em Portugal foram alguns dos assuntos abordados. O novo "best of" dos White Stripes, as polémicas do streaming e os concertos que vamos poder ver em breve foram outros dos temas do podcast semanal da BLITZ