
Álvaro Covões
Rita Carmo
Álvaro Covões: "A cultura em Portugal está a colapsar"
28.12.2020 às 16h09
Num artigo de opinião, Álvaro Covões, diretor da Everything Is New, apontas as perdas do setor cultural em tempos de pandemia e recorda que o mesmo emprega 130 mil pessoas em Portugal. "É chegado o momento de os decisores políticos dizerem o que querem para [o país] no que respeita à cultura"
Álvaro Covões, diretor da promotora de espetáculos Everything Is New, escreveu num artigo de opinião sobre aquilo que considera ser o colapso do setor cultural em Portugal, causado pela pandemia de covid-19.
Na mais recente edição do jornal Nascer do Sol (novo nome do semanário Sol), o empresário escreve que o setor cultural "tem sido o mais fustigado" pela pandemia. "A segunda vaga liquidou de vez quaisquer expectativas de recuperação do setor, ou mesmo de sobrevivência para milhares de trabalhadores e pequenas e médias empresas".
Apesar de se terem realizado vários espetáculos, com regras de higiene e lotação limitada, Álvaro Covões sublinha que, com "a larga maioria dos eventos proibida até hoje", o setor regista uma quebra de atividade "que vai ultrapassar os 80% nos 12 meses do ano".
Destacando ainda a proibição de festas e romarias e a ausência de espetáculos e eventos de Natal, Álvaro Covões acrescenta ainda a quebra superior a 80% na cobrança de direitos, concluindo: "tudo aponta para um colapso no setor cultural que emprega mais de 130 mil pessoas (fonte INE)".
"É chegado o momento de os decisores políticos dizerem o que querem para Portugal no que respeita à cultura e às manifestações artísticas", remata o diretor da Everything Is New.
Relacionados
-
Dito em 2020. Álvaro Covões: “Comecei a trabalhar aos 12 anos. Devia ser obrigatório, acho que isso só nos faz bem”
Em 2020, a BLITZ chegou à fala com numerosas figuras da música. O homem-forte da Everything Is New, por trás do festival NOS Alive, recordou os primeiros trabalhos que teve, ainda com tenra idade. “Vão ao bar dois jornalistas do Expresso e pedem-me dois brandys. Servi-os e perguntam-me: 'que idade é que tens?'”
-
Álvaro Covões: “Talvez o 25 de Abril não tenha ainda chegado à Cultura”
“Com a pandemia caiu o pano”. O homem-forte da Everything Is New manifesta a sua insatisfação perante as atuais condições de realização de espetáculos
-
Álvaro Covões: “Estão a tratar-nos como verdadeiros invisíveis”
Álvaro Covões, diretor da Everything Is New, lamenta que em Portugal os profissionais da cultura estejam a ser "ignorados e esquecidos"