
Getty Images
Como um ‘bot’ de inteligência artificial julga os nossos gostos musicais. Prepare-se para ouvir das boas
24.12.2020 às 9h30
“Tens ouvido muito Taylor Swift ultimamente. Está tudo bem?”
Foi criado um bot de inteligência artificial, que "julga" os gostos musicais dos utilizadores do Spotify.
A aplicação, intitulada "How Bad Is Your Spotify", foi criada pela revista "The Pudding" - e já deu mostras de ser bastante ácida.
Prometendo tecer críticas sobre "o gosto musical horrível" dos utilizadores do Spotify, este bot pode gerar respostas como "tens ouvido muito Taylor Swift ultimamente. Está tudo bem?".
Segundo a "The Pudding", a aplicação foi "treinada seguindo uma base de dois milhões de indicadores de música objetivamente boa", o que inclui resenhas de websites como a Pitchfork ou recomendações de lojas de discos.
A aplicação surgiu na sequência do já tradicional "Spotify Wrapped", que revela aos utilizadores quais as canções, discos e artistas que mais ouviram ao longo do último ano.
Relacionados
-
Jimmy Page dos Led Zeppelin ataca streaming. “Quanto mais cedo pagarem de forma justa a quem nos dá prazer, melhor”
A remuneração dos artistas pelas plataformas de streaming está a ser debatida politicamente em Inglaterra numa altura em que um estudo revelou que 8 em cada 10 artistas recebe por ano menos de 220 euros através de plataformas como o Spotify. Jimmy Page, dos Led Zeppelin, assistiu ao debate e tem uma palavra a dizer
-
E as 10 canções mais ouvidas no Spotify em Portugal foram...
Com o final do ano à porta, fazem-se as contas às canções mais escutadas no mundo e em Portugal. Por cá, o líder é um canadiano