Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Recordar é viver. Os Ornatos Violeta antes da fama no concurso Rock Rendez Vous, em 1994

Há 26 anos, os Ornatos Violeta já tinham canções com fartura, mas muitas delas não chegariam sequer ao álbum de estreia, lançado em 1997. Neste momento registado no 7º Concurso de Música Moderna Rock Rendez Vous, a banda do Porto mostrava dois desses temas 'perdidos' numa atuação que lhe valeria uma distinção meritória e um grande voto de confiança: o prémio de originalidade que, na década de 80, Mão Morta e Pop Dell'Arte também levaram para casa

Em 1994, os Ornatos Violeta apresentavam-se no 7º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous, versão dos anos 90 (e televisionada) do célebre certame organizado entre 1984 e 1989 pela sala de concertos lisboeta, encerrada em 1990.

Na altura, a banda do Porto não tinha ainda lançado qualquer álbum - "Cão!", o seu disco de estreia, havia de chegar três anos depois, em 1997.

Em breve entrevista com a apresentadora, Sofia Louro, na RTP 2, Elísio Donas, teclista dos Ornatos Violeta, assegurava porém que a banda já tinha numerosas canções, que perfaziam o alinhamento dos seus concertos. Muitas delas, como as apresentadas naquele programa, nunca chegaram a ser editadas em disco.

Os Ornatos Violeta ganhariam o prémio de originalidade deste 7º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous, distinção já atribuída a Mão Morta e Pop Dell'Arte. Veja-os aqui a apresentar os temas 'Lua' e 'Falso Milagre'.