
Jimmy Page
Ross Halfin
Jimmy Page dos Led Zeppelin ataca streaming. “Quanto mais cedo pagarem de forma justa a quem nos dá prazer, melhor”
10.12.2020 às 11h33
A remuneração dos artistas pelas plataformas de streaming está a ser debatida politicamente em Inglaterra numa altura em que um estudo revelou que 8 em cada 10 artistas recebe por ano menos de 220 euros através de plataformas como o Spotify. Jimmy Page, dos Led Zeppelin, assistiu ao debate e tem uma palavra a dizer
Jimmy Page, guitarrista dos Led Zeppelin, juntou-se à lista de músicos que defendem o pagamento de montantes mais avultantes aos artistas por parte das plataformas de streaming.
Nos últimos dias, este tema tem sido debatido em Inglaterra, depois de um estudo revelar que 8 em cada dez músicos britânicos recebe, por ano, menos de 220 euros em receitas de streaming.
O assunto foi discutido no Parlamento britânico, onde vários músicos partilharam as suas experiências.
"Tendo assistido recentemente ao comité sobre streaming de música, a 24 de novembro de 2020, sinto a necessidade de escrever esta carta", partilhou Jimmy Page no Instagram.
"Compreendo plenamente o dilema à volta dos royalties de streaming que deviam ser justamente pagos a todos os músicos e escritores que fazem música. Quanto mais cedo as empresas de streaming pagarem justamente a todos os músicos cuja música é ouvida ou vista na internet, e quanto mais cedo pagarem royalties justos a todos os que nos dão prazer, melhor".
Relacionados
-
Há compositores de êxitos que estão a conduzir Ubers para pagar as contas
“Os compositores dos maiores sucessos não conseguem pagar a renda. É uma vergonha”
-
8 em cada 10 músicos ganham menos de 220 euros por ano com o streaming
As receitas do streaming são baixíssimas para 82% dos artistas. Numa altura em que a música ao vivo está praticamente parada, no Reino Unido há quem não consiga pagar a renda da casa