Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Jimmy Page

Ross Halfin

Jimmy Page dos Led Zeppelin ataca streaming. “Quanto mais cedo pagarem de forma justa a quem nos dá prazer, melhor”

A remuneração dos artistas pelas plataformas de streaming está a ser debatida politicamente em Inglaterra numa altura em que um estudo revelou que 8 em cada 10 artistas recebe por ano menos de 220 euros através de plataformas como o Spotify. Jimmy Page, dos Led Zeppelin, assistiu ao debate e tem uma palavra a dizer

Jimmy Page, guitarrista dos Led Zeppelin, juntou-se à lista de músicos que defendem o pagamento de montantes mais avultantes aos artistas por parte das plataformas de streaming.

Nos últimos dias, este tema tem sido debatido em Inglaterra, depois de um estudo revelar que 8 em cada dez músicos britânicos recebe, por ano, menos de 220 euros em receitas de streaming.

O assunto foi discutido no Parlamento britânico, onde vários músicos partilharam as suas experiências.

"Tendo assistido recentemente ao comité sobre streaming de música, a 24 de novembro de 2020, sinto a necessidade de escrever esta carta", partilhou Jimmy Page no Instagram.

"Compreendo plenamente o dilema à volta dos royalties de streaming que deviam ser justamente pagos a todos os músicos e escritores que fazem música. Quanto mais cedo as empresas de streaming pagarem justamente a todos os músicos cuja música é ouvida ou vista na internet, e quanto mais cedo pagarem royalties justos a todos os que nos dão prazer, melhor".