Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Os Pink Floyd em 2005

MJ Kim/Getty Images

Grandes concertos para ver em casa. A fulgurante reunião (e despedida) dos Pink Floyd em 2005

Ao fim de mais de duas décadas, a formação 'clássica' dos Pink Floyd, incluindo Roger Waters, reuniu-se em palco para aquela que seria a última oportunidade de os ver juntos em palco. Syd Barrett, a quem dedicaram 'Wish You Were Here', morreu no ano seguinte e o teclista Richard Wright dois anos depois. Um adeus não anunciado que ficou para a história

Depois de 24 anos separada, a formação clássica dos Pink Floyd reuniu-se para um concerto integrado no espetáculo de beneficência "Live 8", que tinha como intuito alertar para a situação de pobreza e dívida dos países em vias de desenvolvimento, a 2 de julho de 2008.

Foi no Hyde Park, em Londres, que Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright se reuniram em palco pela última vez, assinando uma atuação com perto de 25 minutos. 'Wish You Were Here' seria dedicada a Syd Barrett, guitarrista fundador que morreria no ano seguinte. Wright morreria em 2008.

Foi Bob Geldof, o organizador do "Live 8", que conseguiu a proeza de reunir Gilmour e Water. Os dois músicos tinham uma relação conflituosa mas "a causa era mais importante que esses maus sentimentos", disse Gilmour à Associated Press na época.

Alinhamento
Breathe
Breathe (Reprise)
Money
Wish You Were Here
Comfortably Numb