
Bruce Springsteen no Estádio de Alvalade, Lisboa, 1993
Arquivo Gesco
Recordar é viver. Quando Bruce Springsteen chegou “nervoso” ao Estádio de Alvalade, em 1993
01.12.2020 às 10h15
Em 1993, Bruce Springsteen tocava pela primeira vez em Portugal. Antes do concerto no Estádio José Alvalade, o rocker norte-americano dava uma entrevista na qual confessava o seu nervosismo antes de subir ao palco. Os fãs portugueses também se fizeram a ouvir: “Eu conheço-o desde pequenina. Agora venho vê-lo ao vivo”
Em 1993, Bruce Springsteen tocava pela primeira vez em Portugal.
Antes do concerto, no estádio José Alvalade, em Lisboa, o norte-americano dava uma breve entrevista à RTP, na qual se mostrava satisfeito com "os belos públicos e as grandes pessoas" que acorriam aos seus concertos na Europa, na altura em promoção ao álbum "Lucky Town", de 1992.
Apesar de na altura já ter lançado dez álbuns e ser uma figura reconhecida internacionalmente, Bruce Springsteen confessava que ainda ficava nervoso antes de subir ao palco.
"Eu venho de uma cidade pequena, de 10 mil pessoas. Ainda fico espantado que tantas pessoas me venham ver", dizia. "E estou sempre um pouco nervoso. Quando estou em palco, estou a expor a minha vida. É sempre um pouco assustador", admitia, entre risos.
Desde então, Bruce Springsteen atuou em Portugal por mais duas vezes: em 2012 e em 2016, ambas no Rock in Rio Lisboa.
Veja aqui o vídeo da entrevista, que inclui também imagens dos fãs a correr para o interior do estádio onde o concerto de 1 de maio de 1993 teve lugar.
Relacionados
-
Recordar é viver. Quando os Arctic Monkeys causaram um pequeno terramoto no Paradise Garage, em Lisboa
Em 2006, uns mui jovens Arctic Monkeys davam o seu primeiro concerto em Portugal. Um vídeo 'tremido', cortesia da tecnologia dos telefones móveis de então, não deixa de fora a loucura na plateia com 'I Bet You Look Good on the Dancefloor'. Seria também o último concerto do baixista Andy Nicholson
-
Recordar é viver. A inesquecível 'Alive' no primeiro concerto de sempre dos Pearl Jam em Portugal, há 24 anos
Portugal esperou até 1996 para ver os Pearl Jam em cima de um palco. A demora foi devidamente compensada com dois concertos absolutamente memoráveis no Dramático de Cascais, protagonizados por um Eddie Vedder diabólico. Na memória fica um momento ímpar que podemos agora recordar: na despedida do alinhamento normal e antes do encore do primeiro concerto, a banda de Seattle interpretou 'Alive' com fervor. E 'a casa veio abaixo'
-
Recordar é viver. Ornatos Violeta e Victor Espadinha juntos em 'Ouvi Dizer' há 20 anos no “Herman SIC”
Tornou-se um dos clássicos da banda do Porto, mas foi poucas vezes interpretado a duas vozes. Em 2000, a banda de Manel Cruz juntou-se a Victor Espadinha, o senhor da narração 'spoken word' em 'Ouvi Dizer', e a parceria foi transmitida em direto em horário nobre com Herman José como anfitrião. Recorde aqui a canção onde se diz isto: “A cidade está deserta e alguém escreveu o teu nome em toda a parte”
-
Recordar é viver. Quando Sting disse a Herman José: “Estou em forma, mas não te vou mostrar a barriga”
Há 20 anos, Sting passou pelo programa “Herman Sic” para uma entrevista em direto na qual revelou os segredos da sua boa forma física, incluindo o sexo tântrico. E ainda atirou spray para a garganta de Herman José...