
Getty Images
Billy Corgan: “A melhor frase sobre mim vinda de um troll é: não gosto do Billy, mas gosto da música”
01.12.2020 às 11h37
“A personagem Billy foi mesmo boa para o negócio”, comenta o líder dos Smashing Pumpkins, refletindo sobre os altos voos da década de 90 numa entrevista particularmente sumarenta onde fala de mal-entendidos e os efeitos da fama
Billy Corgan deu uma entrevista à Apple Music, na qual abordou a forma como a fama o afetou pessoalmente.
O líder dos Smashing Pumpkins, que cresceu numa família "de classe média-baixa", afirmou ter tido "sorte", mas acrescentou: "Posso queixar-me dos meus problemas estúpidos de estrela rock ao mesmo tempo que respeito alguém que cresceu como eu cresci, ou pior".
Ainda assim, Corgan não esconde que a fama pode levá-lo a fazer "ouvidos moucos". "Tens um casaco de 3 mil dólares, guias um carro de 150 mil, e queixas-te da forma como a editora ignorou o teu disco...", disse.
O músico viu-se assim inspirado a criar uma personagem, até porque, afirmou, "a melhor frase sobre mim vinda de um troll é: não gosto do Billy, mas gosto da música".
"Funciona quando vendes discos e és popular. Não é uma boa ideia quando não tens o mesmo sucesso, porque aí o artista se confunde com o rancor. As pessoas sonham com o Tupac e o Jim Morrison ainda vivos porque não querem abandonar as personagens. A personagem Billy foi mesmo boa para o negócio", explicou.
Para William Corgan, no entanto, não foi assim tão boa: "É uma ideia horrível, mas nasceu do seu tempo, da minha juventude, da minha insegurança. Não sei se teria sobrevivido".
Relacionados
-
Os Smashing Pumpkins acabam de lançar o primeiro álbum duplo desde o clássico “Mellon Collie...”, de 1995
“Voltámos a ser quem éramos”, afirma Billy Corgan sobre “CYR”. “Somos assassinos da pop”. Ouça aqui o novo álbum
-
Homenagem a David Bowie ganha dois convidados de peso: Trent Reznor dos Nine Inch Nails e Billy Corgan dos Smashing Pumpkins
Cresce a lista de confirmações para o espetáculo digital “A Bowie Celebration: Just For One Day!”, que terá lugar no dia em que o artista inglês faria 74 anos. Saiba quem celebrará a vida e a obra de David Bowie a 8 de janeiro
-
Os anos 90 foram a idade do ouro do rock and roll? “Na altura não percebíamos”, diz Billy Corgan dos Smashing Pumpkins
À conversa com Kevin Parker, dos Tame Impala, o vocalista dos Smashing Pumpkins recorda com saudades o rock dos anos 90: “Depois de o ‘Nevermind’ [dos Nirvana] ter rebentado, de repente o mundo abria-se a bandas esquisitas. Ainda não tínhamos consumido muitas drogas, tínhamos a nossa sanidade mental. Mas depois isso acabou-se”
-
Billy Corgan (Smashing Pumpkins) 'pica' Courtney Love: “Ela deixou de ter êxitos quando eu deixei de lhos dar”
O músico norte-americano falou sobre a sua relação com Courtney Love, “uma das poucas pessoas” pelas quais tem carinho. “Eu disse coisas estúpidas, ela também, mas ainda nos falamos”