Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Pedro Mafama – “Por Este Rio Abaixo”. O álbum de estreia de Pedro Mafama chega no primeiro semestre do ano e tem como título uma homenagem a “Por Este Rio Acima”, de Fausto Bordalo Dias.

Fernando Marques

“Vozes afadistadas em auto-tune, guitarras sintéticas e bombos e baixos que fazem tremer vidros”. Pedro Mafama estreia-se nos álbuns em 2021

O primeiro álbum de Pedro Mafama é uma homenagem a Fausto Bordalo Dias e chega no primeiro semestre do próximo ano

Pedro Mafama vai estrear-se nos álbuns em 2021 com "Por Este Rio Abaixo", cuja edição está prevista para o primeiro semestre. O primeiro single será conhecido logo no início do ano.

O músico explica que o título é, ao mesmo tempo, "uma homenagem" ao álbum "Por Este Rio Acima", clássico da música popular portuguesa de Fausto Bordalo Dias, e "uma ligeira carga de ombro para seguir o seu próprio caminho".

"O meu disco aponta para 'baixo' porque a minha viagem sonora ruma sobretudo para Sul", defende Mafama, "reconstruindo as pontes que ligam a nossa música à dos nossos parentes afastados Árabes, e ao legado Africano que se sente nas nossas cidades e que em tantos momentos da história já contagiou a nossa tradição musical".

Quanto à sonoridade do disco, o músico descreve: "ao som de vozes afadistadas em auto-tune, coros digitais, guitarras sintéticas com bombos e baixos que fazem tremer os vidros das casas antigas da Graça, Mouraria e Alfama, somos arrastados ‘Rio Abaixo’ e não ‘Acima’".

"Por Este Rio Abaixo" chega na sequência dos EPs "Má Fama" (2017) e "Tanto Sal" (2018), e de singles como 'Arder Contigo', 'Lacrau' ou o mais recente 'Não Saio', cujo vídeo pode ser visto abaixo.