
Pedro Abrunhosa
Facebook Pedro Abrunhosa
Pedro Abrunhosa: “É possível negar a Lei da Gravidade, mas a gravidade afeta sempre aqueles que a negam”
25.11.2020 às 12h34
“Vivemos uma altura perigosa. A cultura é aquilo que divide o homem da besta”. Pedro Abrunhosa sobre a importância da cultura, da ciência e da religião para combater a 'negação dos factos'
Pedro Abrunhosa acredita que a "altura perigosa" que vivemos devido à pandemia de covid-19 faz com que a cultura tenha que "cumprir um papel fundamental na reposição de alguns valores".
O músico aproveitou a sua presença no programa "É Ou Não É?", exibido esta terça-feira na RTP, para defender que "a cultura é aquilo que divide o homem da besta, é uma fronteira entre a ignorância e a razão".
"Vivemos numa altura em que a negação dos factos passou a ser infelizmente uma realidade e é uma realidade que acaba por transcender para a política", acrescenta, afirmando de seguida que a cultura, a ciência e a religião têm um papel importante no combate ao negacionismo.
"É sempre possível negar a Lei da Gravidade, porém a gravidade afetará sempre aqueles que a negam. A ciência faz parte desta massa maior que é a cultura, que devolve esperança e um sentido à humanidade. O espírito religioso é também ele cultura, porque é também ele uma forma de a humanidade ir beber desse sentido de comunidade”.
Aproveitando a presença, no painel de convidados, da Ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva, do ex-Ministro das Finanças António Bagão Félix e do Presidente da Câmara do Porto Rui Moreira, Abrunhosa defendeu que "a cultura continua a merecer uma atenção especial, sobretudo porque esta pandemia veio revelar uma grande fragilidade do setor".
Relacionados
-
Pedro Abrunhosa: “[No setor dos espetáculos] há trabalhadores que neste momento têm fome”
“A Cultura esteve solidária nos incêndios de Pedrógão e neste momento precisa de uma atenção impactante”, alerta Pedro Abrunhosa
-
A homenagem de Pedro Abrunhosa a Gonçalo Ribeiro Telles: “Muita admiração tenho por este homem, sempre com a elegância da razão”
Pedro Abrunhosa presta homenagem sentida ao arquiteto paisagista que ontem faleceu, aos 98 anos
-
Pedro Abrunhosa: “Parabéns América! A Democracia, voto a voto, mostrou uma vez mais a sua imensa vitalidade”
“É oportuno salientar os 70 milhões de norte-americanos que votaram em Trump. Não são eles os derrotados mas o falso-profeta que manipulou o medo e a mentira compulsiva como armas”. Leia o texto completo de Pedro Abrunhosa sobre as eleições presidenciais dos EUA, que enaltece o combate de Biden como "provavelmente o mais importante das vidas de todos nós de hoje em diante”
-
Pedro Abrunhosa: “[Com a pandemia], passei de aglutinador de multidões a animador nas redes”
“Ficar sem trabalho, sem rendimentos, não permite construir narrativas de futuro. O nome desse momento interior: depressão”, diz Abrunhosa à BLITZ, refletindo sobre o impacto da pandemia na saúde mental
-
Pedro Abrunhosa canta de máscara em Lisboa. “Um espetáculo que fez paredes, chão, público e palco levantar voo!”
"Perante uma sala cheia e com todas as medidas de segurança que este tempo exige, senti pulsar o puto que adora partir o palco todo". Num concerto realizado esta semana em Lisboa, Pedro Abrunhosa cantou de máscara.
-
Pedro Abrunhosa: "Já fizemos dezenas de espetáculos. Até agora, não houve um único surto que tenha surgido desses espetáculos"
Pedro Abrunhosa deu entrevista sobre realização de concertos em tempos de pandemia e o papel do Estado e dos privados na organização dos mesmos
-
Pedro Abrunhosa: “A cultura não é um bem das elites. A cultura é tudo o que faz a humanidade diferente das lulas e dos piolhos”
Senado espanhol considerou a cultura um "bem essencial para a qualidade de vida dos cidadãos". Pedro Abrunhosa agradece "por esta lição à Europa"