
Getty Images
O dia em que um jovem Bono (U2) conheceu Ian Curtis dos Joy Division
21.11.2020 às 9h30
Os U2 ‘infiltraram-se’ nas sessões de gravação de ‘Love Will Tear Us Apart’, em 1980, e o jovem Bono trouxe uma história para contar. “Então apareceu um homem com o peso do universo na voz, este ‘crooner’ vindo de um qualquer buraco negro”
Bono foi um dos mais recentes convidados de "Transmissions: The Definitive Story", podcast que narra a história dos Joy Division e dos New Order.
O último episódio do podcast foca-se nas gravações do clássico 'Love Will Tear Us Apart', em 1980 - e os U2 chegaram a fazer uma visita aos estúdios da banda de Manchester.
"Apareceram uns rapazitos irlandeses muito novos, que se apresentaram como sendo os U2", contou Stephen Morris, baterista dos Joy Division e New Order.
"Falava-se que o Martin [Hannett] ia produzir o álbum deles. Lembro-me de eles entrarem no estúdio enquanto eu gravava o timbalão pela milionésima vez. O jovem com o nome estranho, Bono, ouviu o que eu estava a fazer e parecia abismado".
O próprio Bono recordou então esse momento, afirmando que os U2 estavam na sala de espera enquanto os Joy Division gravavam.
"Havia muitos discos de vinil: Frank Sinatra, Kraftwerk, Bartók", contou. Os Joy Division "foram muito simpáticos, vieram dizer olá à banda. Apertámos-lhes as mãos".
"Então apareceu um homem com o peso do universo na voz, este ‘crooner’ vindo de um qualquer buraco negro", continuou, referindo-se ao vocalista Ian Curtis.
"Estiquei-lhe a mão e ele disse: 'tudo bem?', e eu não acreditei no som que ele fez. Era doce. Ele era uma alma magnífica, mas cantava vindo de outro lado... Foi uma conversa muito gentil, e um momento muito especial", concluiu.
Relacionados
-
Damon Albarn (Blur, Gorillaz) revela a sua admiração pelos Joy Division. “Não há nada igual. Ninguém soa como eles”
“E depois havia a loucura do Ian [Curtis] acima de tudo. É tudo o que a boa música deveria ser”. Os grandes elogios do líder dos Blur e dos Gorillaz à histórica banda de Manchester
-
Músicos portugueses tocam "Closer" dos Joy Division na Altice Arena, em Lisboa
O álbum dos Joy Division será tocado ao vivo por um elenco de músicos portugueses, incluindo Flak, Alex Cortez e João Peste. É na Altice Arena, em dezembro. Conheça o cartaz completo do Rádio SBSR.FM Em Sintonia